Área do Aluno


ou



Balanço Patrimonial

Um Balanço Patrimonial ou demonstração da posição financeira é um resumo dos saldos financeiros de uma empresa individual, uma parceria comercial ou uma empresa. Ativos, passivos e patrimônio líquido são listados a partir de uma data específica, como o final do exercício.

É uma demonstração de ativos e passivos, que nos ajuda a estabelecer a posição financeira de uma empresa em uma determinada data, ou seja, em uma data em que as demonstrações financeiras ou contas finais são preparadas ou os livros de contas são fechados. Na verdade, essa declaração trata dos saldos de todas as contas contábeis que ainda não foram regularizadas.

Essas contas referem-se a ativos possuídos, despesas vencidas, mas não pagas, rendimentos acumulados, mas não recebidos ou certos recebimentos que não são devidos ou acumulados. Em outras palavras, trata de todas aquelas contas reais e pessoais, que não foram contabilizadas nas Contas de Fabricação, Negociação ou Lucros e Perdas.

Além disso, um Balanço Patrimonial também trata todos esses itens nos ajustes, que afetam Contas Reais ou Pessoais. As contas Nominais são tratadas na demonstração do resultado da maneira usual. Um Balanço Patrimonial é frequentemente descrito como um "instantâneo da condição financeira de uma empresa".

Destina-se a apurar a natureza e o montante dos diferentes ativos e passivos para que a situação financeira como a liquidez ou a posição de solvência seja evidente para todos os interessados. Portanto, uma característica importante de um Balanço Patrimonial é mostrar a imagem financeira exata de uma empresa em uma determinada data.

A seguir estão os pontos de diferença entre o Balancete e o Balanço Patrimonial:

O objetivo de preparar um balancete é verificar a exatidão aritmética dos livros contábeis. Um Balanço Patrimonial é elaborado para revelar a posição financeira do negócio.

Um balancete é preparado para documentar que o valor total de saldos de contas com saldos devedores é igual ao valor total de saldos de contas com saldos de crédito. Um balanço patrimonial mostra que o total dos valores dos ativos é igual ao total dos valores do passivo e do patrimônio líquido.

  • É preparado antes da preparação da Conta de Negociação e Lucros e Perdas.
  • É preparado após a preparação da conta de Negociação e Lucros e Perdas.
  • Não contém o valor do estoque final de mercadorias.
  • Ele contém o valor do estoque final, que aparece no lado do ativo.

No caso do balanço patrimonial, as colunas são denominadas como colunas 'débito' e 'crédito'.

Os dois lados do Balanço Patrimonial são chamados de 'passivos' e 'ativos', respectivamente.

É uma lista de saldo extraída das contas contábeis e uma demonstração de ativos e passivos.

Um balancete é um documento interno usado apenas dentro do departamento de contabilidade. O Balanço Patrimonial é referido como um relatório externo porque é usado fora da empresa por investidores, credores e outros.

Ele contém o saldo de todas as contas - reais, nominais e pessoais. Ele contém o saldo apenas dessas contas, que representam ativos e passivos.



Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados