Benefícios da Gestão de Portfólio de Projetos
O PPM ajuda a criar um sistema confiável onde as empresas possam gerenciar consistentemente os processos e programas. Quando implementado corretamente, o PPM pode oferecer enormes benefícios para uma empresa, incluindo:
- Minimizando o risco: Você é capaz de mitigar o risco antes mesmo de um projeto ser iniciado porque o PPM leva todos os componentes em consideração.
- Permitindo alinhamentos orçamentários: O PPM conta com a delineia custos e determina gastos realistas para todos os projetos potenciais, o que significa que o o negócio está bem ciente do custo do projeto.
- Otimização do gerenciamento de recursos: Todos os recursos necessários para um projeto em potencial são identificados, ajudando você a pesar se a empresa pode ou não lidar com o projeto.
- Incentivo à tomada de decisões colaborativas: O PPM incentiva uma cultura colaborativa entre especialistas em PPM, gerentes de projetos e gerentes de programas. Como resultado das táticas de tomada de decisão orientadas por dados do PPM, todos os membros da equipe podem colaborar sem depender de preferências ou opiniões pessoais.
- Fornecendo valor do projeto para as partes interessadas: Stakeholders e executivos ganham visibilidade na priorização de determinados projetos em relação a outros.
- Aumento da taxa de sucesso do projeto: O PPM possibilita o ranking e a priorização de projetos para ajudar a maximizar o sucesso de cada projeto, juntamente com a organização como um todo. Este sistema confiável deixa muito pouco espaço para riscos, atrasos ou falhas na conclusão de projetos.
Como escolher uma ferramenta de gerenciamento de portfólio de projetos
Uma ferramenta funcional e eficiente de gerenciamento de projetos deve atender às necessidades do o negócio e ajudar a simplificar processos e eliminar custos, tempo e recursos desperdiçados. Embora haja uma variedade de componentes a considerar, aqui estão algumas perguntas-chave orientando para ajudá-lo a determinar como um PPM se encaixaria na organização:
- Como você planeja usar a ferramenta?
- Quais características e funções são importantes para você?
- A compatibilidade com outros programas é um requisito fundamental?
- A organização está usando uma certa metodologia, como Scrum ou Agile?
- Se assim for, a ferramenta funcionará nesse ambiente?
- O fluxo de trabalho é uma consideração importante?
Se as equipes forem distribuídas em vários locais, a ferramenta fornece recursos adequados de colaboração?
A ferramenta fornece diferentes níveis de acesso e informações para líderes versus recursos do projeto?
Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção
Faça o Curso completo grátis!!