Entrar/Criar Conta
BURRITOS E TACOS
O burrito é um prato típico que consiste em uma tortilla enrolada com um recheio saboroso e temperado.
Já os tacos têm um preparo que costuma levar carne moída ou frango. Os ingredientes mais usados costumam ser guacamole, sour cream e queijo cheddar.
Confira receitas de cada prato típico:
Burritos Mexicanos
▪ Ingredientes
8 discos de tortilla de trigo
2 peitos de frango
1 cebola
2 dentes de alho
1 lata de feijão vermelho cozido
200 g de molho de tomate
1 colher (sopa) de molho de soja
Sour cream
Óleo
Sal
Modo de Preparo
Aqueça em fogo médio uma frigideira com um pouco de óleo e metade da cebola picada.
Quando a cebola estiver macia, adicione o peito de frango em tiras e o molho de soja. Cozinhe por 20 minutos e reserve num prato.
Para preparar o acompanhamento, cozinhe na mesma frigideira a outra metade da cebola e os alhos (ambos picados) por 5 minutos.
Adicione o molho de tomate e deixe espessar.
Acrescente os feijões escorridos e amasse-os com um garfo, deixando a textura semelhante a um tutu de feijão.
Tempere com sal e adicione um pouco de óleo.
Desligue o fogo quando a mistura estiver pastosa.
Para montar os burritos, esquente os discos de tortillas na frigideira limpa e espalhe sobre eles um pouco de sour cream.
Sobre cada disco coloque uma porção da mistura de feijão e algumas tiras de frango. Feche os burritos e sirva-os acompanhados de guacamole, molho de chili picante e nachos.
Burritos Veganos
▪ Ingredientes
1 abóbora pequena cozida em cubinhos
1/2 xícara de arroz integral cru
1 colher (chá) de azeite
1 xícara de cebola picada
2 dentes de alho picadinhos
1 pimentão vermelho picado
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de cominho em pó
1/4 de colher (chá) de pimenta caiena
1 e 1/2 xícara de feijão preto pronto drenado
3/4 de xícara de queijo vegano
4 discos de tortillas de trigo
Modo de Preparo
Cozinhe o arroz integral e reserve.
Adicione o azeite, a cebola e o alho numa frigideira grande em fogo médio e deixe refogar por 5 minutos (mexa frequentemente). Depois, adicione o sal e os temperos, misturando bem.
Acrescente o pimentão picado, o feijão e o arroz prontos à frigideira, refogando por mais 10 minutos em fogo baixo.
Coloque 1 e 1/2 xícara da abóbora em cubinhos frigideira com os outros ingredientes e mexa bem.
Coloque o queijo vegano e aqueça por mais alguns minutos.
Tire do fogo.
Acrescente o refogado às tortillas aquecidas na frigideira e enrole-as.
Tacos Mexicanos
▪ Ingredientes
1 pimentão verde ou vermelho picado
350 g de coxão mole ou alcatra moída
2 tomates picados
1 cebola roxa picada
3/4 de xícara de feijão preto escorrido
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 pitada de pimenta calabresa
1 pitada de sal
Alface
Queijo cheddar
Molho picante ou sour cream
Modo de Preparo
Prepare a massa de tortilla como ensinado neste curso. Mas, para obter o formato característico dos tacos, há duas opções: 1) dourar ligeiramente o disco dos dois lados para que ele fique macio o suficiente para dobrar 2) assar a massa no forno pendurando os discos na grelha (como na imagem abaixo). Nesta última opção, asse no forno pré-aquecido a 200° durante 30 minutos.
Enquanto a massa é assada, prepare o recheio de carne moída. Leve uma frigideira grande ao fogo médio com um pouco de óleo. Doure a cebola picada.
Adicione a carne, coloque o sal e a pimenta calabresa. Cozinhe e mexa até a carne ficar soltinha.
Depois, acrescente os demais ingredientes (o tomate, o feijão, o extrato de tomate e o pimentão). Tempere com pimenta e sal a gosto. Misture tudo e cozinhe por mais alguns minutos.
Desligue o fogo e comece a preparação dos tacos.
Coloque uma porção de carne no interior da massa, cubra com guacamole, adicione um pouco de alface e queijo cheddar e finalize com o molho picante ou sour cream.
Tacos de Frango com Pimenta Caiena
▪ Ingredientes
2 peitos de frango
Sal
Pimenta caiena
Cominho
Coentro
Azeite
8 tortillas pequenas
1 cebola roxa
Limão
2 abacates pequenos
Sour cream
Modo de Preparo
Massageie os frangos com sal, pimenta, cominho e azeite.
Grelhe os frangos em temperatura alta.
Desfie e reserve.
Aqueça as tortillas rapidamente em fogo alto para que possam ficar macias e fáceis de dobrar ou faça como na receita anterior (usando as grelhas do forno para criar o formato).
Após dobrar ao meio as tortillas, recheie cada uma com frango, cebola, abacate, sour cream e coentro. Sirva com limão.
Belíssimo curso, parabéns.