CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CULINÁRIA ALEMÃ
Há quem diga que a culinária alemã não é das mais luxuosas ou apresentáveis da Europa, especialmente se comparada com pratos feitos em países estrelados, como França e Itália. O fato é que a comida típica da Alemanha é extremamente rica devido às suas variações de região para região. No sul do país, região que reúne a Suábia e a Baviera, por exemplo, existe um compartimento com a Suíça e com a Áustria.
Em todas as regiões, a preferência é pela salsicha, a grande vedete entre as carnes. Para termos uma ideia, mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos. No entanto, em alguns pontos do país, ela disputa espaço com aves, carnes bovinas e suínas em geral.
Além disso, a Alemanha tem a deliciosa fama de mesa farta. Tanto que corre um ditado popular que diz: "tomo o café-da-manhã como um imperador, almoço como um rei e janto como um mendigo". E não é para menos! No café-da-manhã, os alemães geralmente se esbaldam com uma seleção de pães e baguetes (mais de 300 tipos de pão são vendidos em lojas de panificação em todo o país) com geléia e mel ou, ainda, carnes frias e queijo. Estes são, por vezes, acompanhados de ovo cozido.
Os alemães também são famosos por não admitir o desperdício. Essa filosofia é uma consequência dos tempos difíceis que a Alemanha passou em períodos de guerra e invernos rigorosos. Especialmente nesta estação, os alimentos passavam por métodos específicos de conservação. As tradicionais salsichas, além do queijo, geléias e embutidos são frutos disso.
Outro ponto que favorece a variedade da cozinha alemã é a influência advinda dos imigrantes, um contingente considerável no país. Por isso, não é de se estranhar que nove restaurantes da Alemanha tenham recebido três estrelas no guia Michelin, enquanto outros 15 receberam duas estrelas.
Também é característico da culinária alemã o uso de molhos e cozidos temperados com raiz forte, mostarda e outros temperos típicos alemães. Como veremos adiante, carne suína e batata são produtos frequentes no cotidiano, portanto, estão presentes em bom número de receitas. A carne pode ser consumida em cozidos, assados, gratinados, fritos, misturada ou servida com frutas. Sim, os alemães adoram misturar doce com salgado! Ah, e falando em frutas, as típicas do país são as maçãs, ameixas, cerejas, morangos e peras.
O queijo e a manteiga também fazem parte da alimentação diária. Ademais, há boa oferta de peixes na parte litorânea ao norte; pratos à base de massas no sul e saborosos vegetais, como os aspargos entre abril e junho.
Diante de tudo isso, podemos ver que a culinária alemã vai muito além dos chucrutes, cucas, salsichas acompanhadas pelos mais diferentes tipos de mostarda e joelhos de porco! A Alemanha é um país de diversidades, tanto nas mais de cinco mil marcas de cerveja, do Mar do Norte até os Alpes, quanto no dialeto e temperamento dos moradores, muito de acordo com a região.
Também conhecido como Brezel, o pretzel ganhou fama internacional e é o grande destaque da panificação na Alemanha. As batatas são ingredientes importantes em iguarias como o Knödel, o Kartoffelklösse da Turíngia e o bolinho Eifeler Döppekooche. As conservas também aparecem em diversos pratos. Entre as mais populares estão as de pepinos e as de repolho fermentado, ou chucrute (Sauerkraut).
Este artigo pertence ao Curso de Culinária Alemã
Faça o Curso completo grátis!!