CARACTERÍSTICAS POR REGIÕES
Os pratos típicos de cada região revelam muito sobre os hábitos de vida dos seus moradores. Por isso, a afirmação de que a culinária varia muito por todo o país. A diferença entre os ingredientes e o modo de preparo também é notável, como pode ser visto adiante.
Ao longo do Reno
Um dos pratos famosos da região do Rio Reno é o Sauerbraten, a carne assada com vinho e vinagre. A receita com mexilhões cozidos em nata e vinho branco também é típica da região, assim como a especialidade Himmel und Erde, feita com morcela escura com purê de batatas e maçã.
Baviera
A salsicha branca com mostarda doce e o Brezel são servidos em praticamente todos os restaurantes da Baviera. A carne de porco assada com uma crosta crocante (Schweinsbraten) e as panquecas de batata servidas com purê de maçã e salada de repolho, encontram-se entre as especialidades.
Sudoeste
Na região, as batatas, salsichas, carnes, peixes, legumes e verduras não faltam no cardápio. No extremo sudoeste, a cozinha sofre influência da França, devido à proximidade com o estado da Alsácia. A carne de veado à moda Baden-Baden e a pizza alemã com bacon e cebola (Flammkuchen) destacam-se entre as preferências dos moradores. A truta e a carpa também são opções clássicas.
Hessen
O Handkäs mit Musik (queijo moldado a mão) é característico da região. O molho verde, servido com panquecas recheadas com salmão defumado (Pfannkuchen mit Räucherlachs) é mais uma das especialidades locais.
Nordeste
A cozinha do nordeste da Alemanha (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo e Berlim) sofre influência da região Polônia, com receitas como o Königsberger Klopse, almôndegas de carne em molho de raiz forte, limão e alcaparras. O prato típico de Berlim é o Eisbein, joelho de porco cozido, e a Boulette, almôndega grande de carne servida com pão branco e mostarda.
Nos estados de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo, são consumidos vários tipos de peixes, como lúcios e trutas frescas.
Norte e noroeste
Os estados do norte e do noroeste da Alemanha (Baixa Saxônia, Bremen, Hamburgo e Schleswig-Holstein) caracterizam-se pela proximidade com o mar. Por isso, há muitos pratos elaborados à base de peixes, mariscos e camarões miúdos. O Matjes, feito de filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e cebola, tem muitos apreciadores na região.
Já entre as sobremesas, uma das tradicionais é a geléia de frutas vermelhas (Rote Grütze), servida com molho cremoso de baunilha.
Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia
Também nesta região do leste do país, salsichas e outros embutidos são oferecidos em todos os tipos e formas – defumados, salgados, cozidos etc. As confeitarias vendem iguarias como o Baumkuchen, bolo de mil lâminas feito a mão. Na primavera européia, época de colheita do aspargo, come-se o legume com molho holandês e batatas.
Este artigo pertence ao Curso de Culinária Alemã
Faça o Curso completo grátis!!