Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

CARACTERÍSTICAS POR REGIÕES



Os pratos típicos de cada região revelam muito sobre os hábitos de vida dos seus moradores. Por isso, a afirmação de que a culinária varia muito por todo o país. A diferença entre os ingredientes e o modo de preparo também é notável, como pode ser visto adiante.


Ao longo do Reno

Um dos pratos famosos da região do Rio Reno é o Sauerbraten, a carne assada com vinho e vinagre. A receita com mexilhões cozidos em nata e vinho branco também é típica da região, assim como a especialidade Himmel und Erde, feita com morcela escura com purê de batatas e maçã.


Baviera


A salsicha branca com mostarda doce e o Brezel são servidos em praticamente todos os restaurantes da Baviera. A carne de porco assada com uma crosta crocante (Schweinsbraten) e as panquecas de batata servidas com purê de maçã e salada de repolho, encontram-se entre as especialidades.


Sudoeste


Na região, as batatas, salsichas, carnes, peixes, legumes e verduras não faltam no cardápio. No extremo sudoeste, a cozinha sofre influência da França, devido à proximidade com o estado da Alsácia. A carne de veado à moda Baden-Baden e a pizza alemã com bacon e cebola (Flammkuchen) destacam-se entre as preferências dos moradores. A truta e a carpa também são opções clássicas.


Hessen

O Handkäs mit Musik (queijo moldado a mão) é característico da região. O molho verde, servido com panquecas recheadas com salmão defumado (Pfannkuchen mit Räucherlachs) é mais uma das especialidades locais.

Nordeste


A cozinha do nordeste da Alemanha (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo e Berlim) sofre influência da região Polônia, com receitas como o Königsberger Klopse, almôndegas de carne em molho de raiz forte, limão e alcaparras. O prato típico de Berlim é o Eisbein, joelho de porco cozido, e a Boulette, almôndega grande de carne servida com pão branco e mostarda.


Nos estados de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo, são consumidos vários tipos de peixes, como lúcios e trutas frescas.


Norte e noroeste

Os estados do norte e do noroeste da Alemanha (Baixa Saxônia, Bremen, Hamburgo e Schleswig-Holstein) caracterizam-se pela proximidade com o mar. Por isso, há muitos pratos elaborados à base de peixes, mariscos e camarões miúdos. O Matjes, feito de filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e cebola, tem muitos apreciadores na região.


Já entre as sobremesas, uma das tradicionais é a geléia de frutas vermelhas (Rote Grütze), servida com molho cremoso de baunilha.


Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia

Também nesta região do leste do país, salsichas e outros embutidos são oferecidos em todos os tipos e formas – defumados, salgados, cozidos etc. As confeitarias vendem iguarias como o Baumkuchen, bolo de mil lâminas feito a mão. Na primavera européia, época de colheita do aspargo, come-se o legume com molho holandês e batatas.

Este artigo pertence ao Curso Culinária Alemã

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.