Entrar/Criar Conta
CARREIRA DE PIZZAIOLO
O pizzaiolo é o profissional responsável pela preparação das pizzas, desde a massa, recheio e aperitivos. Assim, deve fabricá-la, colocá-la para assar, arrumando os ingredientes de maneira ordenada e bonita. Neste processo, verifica a qualidade dos alimentos, observando normas técnicas de higiene e segurança. Pode, ainda, ser o encarregado de setor e supervisionar outros pizzaiolos que trabalhem no mesmo ambiente.
O pizzaiolo se destaca, então, como o responsável por elaborar os produtos, conduzir as etapas na área de produção e viabilizar o atendimento aos clientes de forma satisfatória. A profissão exige pelo menos o ensino fundamental completo, além de cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento.
O profissional pizzaiolo deverá possuir treinamento de qualidade e, ainda, ter conhecimento teórico e prático sobre a produção de pizzas, que o colocará em condições de exercer a profissão com a qualificação exigida pelo mercado.
Como ser um bom pizzaiolo
Para ser um pizzaiolo bem qualificado, não basta conhecer várias receitas de produtos e saber elaborá-los com eficiência. É preciso, antes de tudo, possuir conhecimentos de relações humanas, de ética profissional, de administração das etapas do trabalho e saber realizar seu trabalho mantendo as melhores condições de higiene, além de saber preservar a qualidade da matéria-prima a ser utilizada na elaboração dos produtos. A seguir, algumas dicas para ser um profissional de sucesso:
Postura profissional: valores como ética, iniciativa, bom humor, simpatia, perseverança, carisma, espírito de liderança, autocontrole e criatividade são fundamentais e podem ser avaliados, na prática, pelo comportamento que o profissional terá ao exercer o seu trabalho.
Apresentação pessoal: o profissional estar sempre vestido adequadamente, de preferência com uniforme de cor clara, para que as pessoas possam ter certeza das condições de higiene e limpeza. Use sempre cabelos aparados ou totalmente presos; não use adornos pessoais como brincos, anéis, alianças ou pulseiras.
Pontualidade: o profissional deve estar sempre no local de trabalho, em condições de iniciar suas atividades, no horário combinado. É uma obrigação do colaborador e respeito para com os demais colegas de trabalho, com o estabelecimento e para com os clientes.
Aprimoramentos: é necessário que o pizzaiolo esteja sempre “antenado” para com as novidades do mercado. É dever estar sempre atualizado, pois se hoje você sabe muito, amanhã seu conhecimento poderá estar ultrapassado e se tornar insuficiente diante das constantes mudanças e aprimoramentos pelos quais o mercado vem passando.
Este artigo pertence ao Curso Pizzaiolo
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesUm excelente curso
Toop adorei
Um excelente curso
Muito bom, bem didático, excelente