Casos de Abuso
Embora profissionais de saúde mental, como assistentes sociais, conselheiros, terapeutas matrimoniais e familiares e enfermeiros psiquiátricos muitas vezes pratiquem com experiência, é necessário buscar o máximo estudo e preparação para lidar com casos de abuso. Especialmente abuso infantil.
O Papel dos Psicólogos
Além de avaliações, diagnósticos, psicoterapia, formação do paciente e grupos, os psicólogos também podem administrar testes psicológicos, como QI, personalidade ou testes comportamentais. Nesses casos, psicólogos se reúnem com pacientes para realizar testes psicológicos e consultá-los para discutir interpretações de testes.
Muitos psicólogos completam a formação de pós-doutorado, especialmente se optarem por se especializar em uma área específica, como psicologia infantil e adolescente ou geriatria.
Aprender a lidar com crianças abusadas
As pessoas que ajudam crianças abusadas fazem parte de uma equipe multidisciplinar de profissionais de serviços de proteção à criança. Essas pessoas investigam incidentes, aconselham crianças abusadas, tratam as feridas físicas do abuso e prestam serviços de prevenção, como aulas de paternidade e divulgação da comunidade. Os profissionais dessa área trabalham em conjunto para prevenir abusos e, quando necessário, processar os autores de abuso infantil e negligência.
Eles se esforçam para proteger as crianças, mantendo a integridade da unidade familiar. Esse processo geralmente envolve visitas repetidas à casa da criança para garantir um ambiente saudável e livre de abusos e encaminhamentos para serviços como aulas de paternidade e aconselhamento. Os assistentes sociais ajudam as crianças a encontrar novos tutores através de lares adotivos e adoção nos casos em que a remoção da criança é necessária para sua segurança contínua. Os assistentes sociais precisam de um diploma mínimo de bacharelado com um diploma de trabalho social para obter empregos de nível básico, embora um curso de psicologia ou sociologia às vezes seja aceitável.
Conselheiros de Abuso Infantil
Quando assistentes sociais ou outros profissionais de serviços de proteção à criança suspeitam de abuso, muitas vezes encaminham as crianças para conselheiros de abuso infantil. Esses profissionais possuem formação especializada no reconhecimento dos sinais de abuso e negligência. Depois de identificarem o abuso, eles trabalham em estreita colaboração com as crianças para construir confiança e permitir que a criança expresse seus sentimentos sobre abuso e inicie o processo de cura. Os conselheiros de abuso infantil muitas vezes realizam isso através da terapia de brincadeiras, que pode envolver atividades como desenhar ou brincar com bonecas. Esses conselheiros aconselham os tutores sobre como eles podem ajudar a criança em casa e dar-lhes a compreensão da situação e progresso da criança. Os conselheiros precisam de pelo menos mestrado em psicologia ou aconselhamento e de 2.000 a 4.000 horas de experiência supervisionada para se tornarem licenciados.
Pediatras de Abuso Infantil
A pediatria de abuso infantil é parte integrante da identificação e prevenção do abuso infantil. Esses especialistas atuam em hospitais infantis e outras unidades de saúde. Diagnosticam e tratam as feridas físicas de crianças em casos suspeitos de abuso. Durante o tratamento, eles utilizam seu treinamento especializado para identificar sinais de abuso e negligência. Quando identificam sinais de alerta, os pediatras de abuso infantil relatam suas descobertas aos serviços de proteção à criança ou à aplicação da lei e podem testemunhar em casos judiciais. Os pediatras de abuso infantil devem passar por quatro anos de graduação em qualquer curso de medicina, quatro anos de medicina e um programa de treinamento de bolsas de pediatria de três anos.
Aplicação da lei
Assistentes sociais que lidam com casos de abuso infantil e negligência precisam de treinamento especializado devido à natureza complexa desses crimes. Eles devem ser empáticos com todas as partes envolvidas para reunir as provas necessárias para confirmar que um crime ocorreu e reunir evidências para ajudar os promotores a processar casos. Especialistas em abuso infantil da aplicação da lei trabalham em estreita colaboração com os serviços de proteção à criança para garantir que o resultado de qualquer investigação sirva ao melhor interesse da criança. Eles frequentemente participam de programas de divulgação em escolas ou outros centros comunitários com o objetivo de aumentar a notificação de casos de abuso infantil. Os policiais precisam de pelo menos um diploma de ensino médio, devem atender a rigorosos requisitos físicos e pessoais e completar com sucesso o treinamento na academia da agência.
Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social
Faça o Curso completo grátis!!