Área do Aluno


ou



CERVEJAS


Apesar de o vinho estar se tornando mais popular em muitas partes da Alemanha, a bebida alcoólica nacional ainda é a cerveja. O consumo por pessoa está em declínio, mas calculada em 116 litros por ano, ainda está entre os mais altos do mundo. As variedades de cerveja incluem Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier.


Há cerca de cinco mil cervejas diferentes na Alemanha, a maioria produzida na Baviera. Cada uma delas está submetida à lei da pureza alemã (Reinheitsgebot), que dita que a bebida não pode conter outros ingredientes além de água, malte, lúpulo e levedura. O que muitos não sabem é que os alemães adoram misturar bebidas, como cerveja com limonada, que é a “Radler”, ou Coca-Cola com Fanta laranja, chamada de “Spezi”. Tem também a “Bananenweizen”, a mistura de cerveja com suco de banana.


Como é produzida a cerveja alemã


Em 1516, o ducado da Baviera estabeleceu a chamada lei da pureza, que determinou que a cerveja só pode conter três ingredientes: malte de cevada, lúpulo e água. Veja como funciona a fabricação.


Malte



O malte se forma a partir da germinação artificial do grão. Para germinar, a cevada é imersa em água por quatro a sete dias. Ao germinar, são liberadas enzimas que ajudarão a formar a maltose (açúcar de malte) no processo de maceração. Depois disso o malte é submetido à secagem. Para a cerveja de trigo, é produzido ainda o malte de trigo.

Lúpulo



O lúpulo é da família das canabáceas, à qual também pertence a canabis. Ele foi adicionado à cerveja devido ao seu efeito bactericida. Assim ela se conserva por mais tempo. O lúpulo é responsável pelo amargor da cerveja. O mestre cervejeiro pode controlar o sabor por meio do tipo de lúpulo que usa e o momento em que acrescenta este ingrediente ao produto.


Água



A qualidade da água não pode ser subestimada quando se faz cerveja. Ela é muito importante para a fermentação. Na foto, o mestre cervejeiro usa um aparelho de osmose inversa. Ao colocar água "dura" de um lado, sai tanto água "macia" quanto "superdura" do outro. Somente a água macia é apropriada para a fabricação de cerveja.


Temperatura e tempo


São necessárias cerca de cinco horas até que o mosto de malte, lúpulo e água esteja pronto. Hoje em dia, todos os processos na cervejaria são controlados por computador.


Microorganismos


O capital biológico mais importante de qualquer cervejaria são os microorganismos da levedura. Eles têm de ser bem cuidados e mantidos limpos e saudáveis. O levedo de cerveja é um fermento que resulta do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. Esta levedura é regularmente controlada em laboratório.


Tempo nos tanques


Os tanques de acomodação têm mais de cinco metros de altur. Neles, a levedura transforma a maltose em dióxido de carbono e álcool etílico. Após esse processo, que dura quatro dias, a cerveja é resfriada por dois dias e descansa por mais duas semanas.


Etapas finais



A cerveja, logo após a fermentação, fica no estado da foto acima. Nesta fase ela já tem seu sabor característico. Algumas marcas alemãs até vendem esta cerveja turva, chamada "naturtrüb".


Filtragem


Primeiro acontece uma filtragem grosseira: este filtro contém minúsculos esqueletos fossilizados de algas pré-históricas, chamadas diatomáceas. Pequenas partículas são isoladas ali. Na filtragem fina, é retirado o resto de levedura na cerveja.


Entre os muitos tipos de cerveja alemã está a kölsch, típica de Colônia. Ela tem de ser clara. Isso está prescrito na definição de origem geográfica. Antes de ser engarrafada, a cerveja recebe dióxido de carbono, que havia sido previamente removido dos tanques de fermentação e liquefeito. Cervejas vendidas em garrafas recebem mais gás carbônico ( 5,2 gramas por litro) do que as em barril ( 4,6 gramas por litro) para que estas não espumem tanto na hora de servir.


A cerveja sem álcool é aquecida a 42 ºC num vácuo de um sexto da pressão ambiente. Esta temperatura não prejudica a cerveja, e a redução da pressão reduz também o ponto de ebulição do álcool, que evapora. É um fenômeno semelhante ao que acontece quando se cozinha água em grandes altitudes.


Na cordilheira do Himalaia, por exemplo, a água já ferve bem abaixo dos 100 ºC.As adegas das cervejarias geralmente guardam exemplares de cada produção. Isso serve para o controle de qualidade. A qualquer momento uma garrafa pode ser controlada em laboratório. A cerveja para beber deve ser armazenada em local frio e escuro e deve ser consumida em seis meses.


Receitas com cerveja


  • Radler



Ingredientes

  • 1 garrafa de cerveja

  • 1 lata de Sprite


Modo de preparo

  1. Coloque primeiro a cerveja em um copo grande e misture o Sprite.


  • Schorle



Misturado com suco de frutas, muito popular na Alemanha. O tipo mais popular é é a Apple Schorle, bebida não alcoólica muito famosa na Alemanha, que consiste na mistura de suco de maçã com água gaseificada.



Este artigo pertence ao Curso de Culinária Alemã

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados