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Eliane Cristina Kasiorowski Valdevino
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Eliane Cristina Kasiorowski Valdevino

estou ansiosa por fazer o curso

Suelayne Monteiro Chantel
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Suelayne Monteiro Chantel

Muito bom

Elaine
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Elaine

Gostei do curso, para quem é iniciante tira bastante dúvidas, porém é preciso complementar com outros cursos.

Maicon Campos Escolástico
★★★★★
Maicon Campos Escolástico

Está sendo muito bom, estou gostando muito dos cursos grátis ☺️ parabéns a todos envolvidos

Antônio José de Souza
★★★★★
Antônio José de Souza

Excelente

Milton de ana Fernandes Quima
★★★★★
Milton de ana Fernandes Quima

Gostei do curso

Jacinto Paulo
★★★★★
Jacinto Paulo

È um imenso prazer fazer este curso, que na verdade o Marketing digital é muito informativo e orientador quero continuar

COMO CONSTRUIR UM MARKETING DE CONTEÚDO IDEAL?


O Marketing de Conteúdo necessita de uma estratégia organizada e estruturada para que os resultados sejam palpáveis.


Confira como a equipe de marketing pode se orientar para construir esse caminho:

▪ Planejamento

Antes da criação do conteúdo em si é crucial planejar os temas que serão abordados ao longo do Inbound, a linguagem e as palavras-chave.


Também, faz parte do planejamento definir os objetivos que a marca pretende alcançar com as estratégias estipuladas.


O planejamento ideal começa pela definição das personas. O detalhamento da persona permite que as ações sejam mais certeiras e o conteúdo se encaixe perfeitamente em seus interesses de leitura.


Em seguida, é importante definir os objetivos de métricas e indicadores. Um bom KPI é fácil de mensurar e leva a uma ação positiva. Se a meta da empresa é avaliar o custo por venda, os KPIs que deverão ser observados são o tempo gasto para fechar a venda, o número de vendas e o custo de aquisição de cliente, por exemplo.


Posteriormente, é importante ter em mente qual tipo de conteúdo estará em cada etapa do funil. O topo é a fase de aprendizado e descoberta. Logo, o objetivo deve estar conectado na atração da descoberta do problema por parte do público. Não é recomendado usar tom publicitário.


Já o conteúdo do meio do funil deve ser mais voltado para soluções do que manter o foco informativo, diferentemente da etapa anterior.


O fundo do funil é o ponto de decisão. É importante fornecer mais contato e informação. Aqui o tom publicitário é bem-vindo e a marca pode focar em si ou no seu produto.


O pós-venda exige um conteúdo mais personalizado e que oriente o cliente a usar o produto da melhor maneira possível aproveitando todas as suas funcionalidades.


Próximo passo: definir os canais de distribuição de conteúdo. Quais são os mais visitados pela persona da empresa? Blogs, redes sociais, e-mails e por aí vai.


▪ Execução

O planejamento deve estar em mãos todo o tempo para que a execução alcance os objetivos traçados.


O primeiro passo é a produção de conteúdo em si. Alguns fatores são pertinentes para auxiliar o processo:


  1. Escolher palavras-chave relevantes para o que a empresa oferece é crucial, mas, há que se tomar o cuidado de não cometer exageros e atrapalhar a experiência do leitor.
  2. Para prender a atenção do usuário é válido variar o tamanho e o formato do conteúdo. É possível começar com um texto de 500 palavras e posteriormente enviar um infográfico, por exemplo.
  3. É comum o fato do leitor escanear o texto (passar o olho) para averiguar se o assunto condiz com o que ele procura. Por isso, fala-se muito na área de Marketing Digital sobre escaneabilidade, que consiste no uso de intertítulo, imagens, listas e negritos para chamar a atenção e informar imediatamente do que se trata o conteúdo.
  4. A revisão é essencial para cortar erros de digitação e ortográficos que podem comprometer a autoridade da marca no assunto.
  5. É importante otimizar o conteúdo através do SEO. O conteúdo será considerado relevante, por exemplo, quando tiver as palavras-chave distribuídas de maneira orgânica ao longo do texto, no título, na meta-descrição, na URL, entre outros.
  6. A seleção de canais deve estar de acordo com os objetivos e a persona da empresa.
  7. A forma mais efetiva de converter usuários em leads qualificados é criando pontos de conversão dentro do conteúdo através de formulários e landing pages, por exemplo.
  8. Depois de converter esses usuários, vem o trabalho de nutrição, que nada mais é do que "alimentar" esses potenciais clientes com conteúdo tendo em vista a obtenção de ainda mais informações (que poderão fazer parte do CRM da empresa) sobre eles .


▪ Mensuração

A mensuração é a análise dos resultados e sua importância está em fazer com que a equipe de marketing entenda o que está funcionando e o que não está dando certo no Marketing de Conteúdo.


A frequência com que a equipe irá analisar as métricas irá depender diretamente daquelas que foram escolhidas. O CAC (custo de aquisição de clientes), por exemplo, é um indicador estável e por isso não possui necessidade de ser verificado diariamente.


Por medir a eficiência de um investimento, o ROI é uma das métricas mais importantes para avaliar as estratégias utilizadas no Marketing de Conteúdo.


O cálculo é feito com o número que a marca ganhou em uma ação subtraído do quanto ela gastou. Divide-se o resultado pela quantidade que foi gasta.


Na próxima unidade serão abordadas algumas ferramentas que podem auxiliar no processo de produção de conteúdo.

Este artigo pertence ao Curso Marketing Digital

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Eliane Cristina Kasiorowski Valdevino
★★★★★
Eliane Cristina Kasiorowski Valdevino

estou ansiosa por fazer o curso

Suelayne Monteiro Chantel
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Suelayne Monteiro Chantel

Muito bom

Elaine
★★★★★
Elaine

Gostei do curso, para quem é iniciante tira bastante dúvidas, porém é preciso complementar com outros cursos.

Maicon Campos Escolástico
★★★★★
Maicon Campos Escolástico

Está sendo muito bom, estou gostando muito dos cursos grátis ☺️ parabéns a todos envolvidos

Antônio José de Souza
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Antônio José de Souza

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Milton de ana Fernandes Quima
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Milton de ana Fernandes Quima

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Jacinto Paulo
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Jacinto Paulo

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