Curso Básico de Panificação - Conclusão

Parabéns, aluna(o)!

Você chegou ao final do curso!

Nós esperamos que você tenha absorvido e aproveitado todo o conteúdo que dispomos para você, e acima de tudo, aprendido sobre todos os assuntos que foram trazidos sobre o preparo de massas panificáveis para que você alcance o sucesso profissional.

Com o curso finalizado, você é capaz de compreender como os processo de panificação surgiram e todos os conceitos básicos necessários para que fosse possível entrar nessa área tão rica que é a produção de pães.

Em paralelo, foi possível construir conhecimento pragmático sobre quais produtos podemos chamar de pão e qual a influência do processo fermentativo para a fabricação desses alimentos. Para isso, tivemos que entender como essa fermentação acontece, quais os fatores relacionados ao seu desenvolvimento e quais são os agentes responsáveis por realizar essa reação química.

Abordamos também sobre as farinhas de trigo e seus diferentes tipos e aplicações, ressaltando de forma muito minuciosa os aspectos que valorizam a sua utilização em produtos de panificação distintos. E não podemos esquecer do capítulo que abordou sobre os métodos de preparo geral da massa de pão, apresentando conceitos importantes para quem deseja seguir carreira como padeiro ou funções afins.

Outro ponto abordado é muito importante, foi o da enfermagem e as suas funções administrativas, trazendo uma explicação teórica muito rica sobre o planejamento, controle, direção e organização. Além disso, a explicação referente às ferramentas administrativas em enfermagem também foi dada de forma bastante detalhada e atualizada, contando com informações sobre o manual de rotina, manual de enfermagem, regulamento, regimento, norma e procedimento.

Seu aprendizado aqui foi além, saindo do básico e chegando inclusive a abordar sobre os diferentes utensílios da padaria profissional, com enfoque grande no papel desses equipamentos no preparo de massas de alto padrão de qualidade. Também foi trazido um capítulo inteiro sobre os desafios encontrados na produção de farinhas de trigo e como os fabricantes conseguem driblar esses problemas com a utilização de aditivos.

Você já parou para pensar como o mundo da panificação consegue ser complexo e intrigante ao mesmo tempo? Para agregar mais conhecimento ao seu aprendizado no nosso curso, trouxemos algumas receitas básicas para que nenhuma dúvida esteja presente quando você colocar a mão na massa!

Além disso, também foram trazidas algumas normas legais acerca do preparo e melhoramento de pães no Brasil para que você, profissional, não se esqueça de nada. Nós finalizamos com perguntas que abordam os conteúdos ministrados no curso, para que você consiga sair deste material sabendo de tudo e mais um pouco!

Caso você não saiba, todos os nossos cursos são completamente gratuitos e possuem ao final um certificado de conclusão. No entanto, é importante que você realize os exercícios dispostos neste módulo, para que assim esteja treinado para realizar a sua avaliação final.

A solicitação do certificado é permitida mediante a aprovação desta avaliação. Não perca essa oportunidade e não se esqueça: esse curso foi apenas uma etapa de aprendizado e você ainda pode concluir outras com outros cursos!

Parabéns por ter chegado até aqui! Espero que possamos ver em breve.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Panificação