Entrar/Criar Conta
Vamos conhecer a dieta vegana
- O que é o veganismo
O veganismo é um estilo de vida que busca a adoção de práticas que excluem todo e qualquer produto de origem animal da sua rotina. Isso acontece pois existe a constante exploração desses animais para fins comerciais. Dessa forma, seja em termos de alimentação, ou de vestuário, no veganismo a utilização de animais é totalmente abominada.
Antes de mais nada, precisamos entender que se trata de uma filosofia de vida que busca o desenvolvimento de atitudes livres de exploração animal e que contribuam diretamente para o desenvolvimento humano enquanto sociedade.
A grande questão quando falamos de veganismo é que ainda existem alguns grupos que utilizam de práticas excludentes. Entretanto, ser vegano não significa utilizar mercadorias caras e inacessíveis. Na verdade, existem alternativas baratas e saudáveis, tanto para nós, enquanto seres humanos, quanto para o meio ambiente e para os animais que estarão livres de exploração.
Com o desenvolvimento tecnológico e a crescente expansão da filosofia vegan pelo mundo, novas alternativas de alimentação, vestuário, cosméticos e entretenimento estão sendo desenvolvidos a cada dia. Atualmente, a maioria das marcas famosas de cosméticos, como a natura, por exemplo, já estão passando por um processo de transição para fornecer produtos de origem vegana em massa.
Entretanto, devemos lembrar que esses processos não acontecem da noite para o dia. Quando um grande conglomerado como a Natura adere a filosofia vegana e enxerga a necessidade de mudança dos processos produtivos, temos um efeito cascata, onde outras grandes marcas também tendem a seguir o mesmo exemplo. De acordo com os relatórios divulgados pela revista Exame em 2021, a Natura alcançou um marco de desenvolvimento de 90% dos seus produtos através de matérias primas totalmente veganas.
Existe um conceito errôneo de que pessoas veganas não utilizam nenhum produto industrializado. Entretanto, devemos lembrar que atualmente já existem diversas alternativas de produtos no mercado que seguem a filosofia vegana e nos possibilitam viver uma vida corriqueira sem a necessidade de explorar animais para fins próprios.
De igual forma, também existe o conceito de que pessoas que adotam o veganismo em suas vidas possuem dificuldade de adquirir alimentos nutritivos, gerando o conceito de que o veganismo é uma prática prejudicial à saúde. Porém, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada. Existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais.
Os veganos podem comer qualquer tipo de alimento de origem vegetal, e isso não está restrito apenas a frutas e verduras retiradas diretamente do solo. Hoje, existem diversas alternativas de leites, queijos e “carnes” desenvolvidos através de insumos de origem vegetal. Algumas dessas alternativas conseguem até imitar a textura e o sabor de alimentos derivados de animais. É o que acontece com alguns hambúrgueres desenvolvidos pela empresa Fazenda do Futuro, por exemplo.
Além disso, existem ainda os alimentos naturalmente disponíveis, que podem ser adquiridos não apenas nos mercados, como também pelo comércio direto em pequenos agricultores. A prática vegana visa a harmonização das relações humanas com o ambiente, sem a necessidade de agredir os animais ou o meio à nossa volta. Trata-se de entender que o homem não é o centro do universo e que existe a necessidade de respeitarmos a natureza, os animais e o local onde estamos inseridos.
Diferença entre vegetarianismo e veganismo
- Efeitos do Veganismo na Saúde
O veganismo tem se tornado cada vez mais popular pelo mundo e tem conquistado muitos adeptos. Um pouco mais radical do que o vegetarianismo, o veganismo exclui da alimentação e do estilo de vida absolutamente tudo aquilo que é de origem animal. Dessa forma, a alimentação vegana (ou estilo de alimentação de um vegano) é capaz de gerar muitas mudanças no organismo. Mas quais são as consequências dessa transição?
- Grupos alimentares na dieta vegana
Quando falamos em veganismo, devemos sempre associar essa filosofia com a adoção de práticas que permitam um modelo de vida mais sustentável, respeitando o meio ambiente e os animais à nossa volta. Como consequência precisamos abolir toda e qualquer ação voltada para o consumo de produtos de origem animal, independente do seu tipo, sejam ele perfumes, shampoos, roupas, sapatos ou alimentos.
É por esse motivo que, quando nos referimos a uma dieta baseada nos princípios veganos, estamos falando de uma alimentação baseada no consumo de plantas e microrganismos e seus derivados, excluindo de forma totalitária a ingestão de alimentos como ovos e leite, já que esses derivados também são obtidos em detrimento da exploração animal. Isso tudo nos faz questionar: como será divida a pirâmide alimentar vegana?