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CONTRATO DE CONFIDENCIALIDADE

Antes que o processo de coaching comece na prática, é preciso que coach e coachee estejam não só comprometidos em realizar o processo, mas também de acordo com as condições necessárias e protegidos contra possíveis mal entendidos, exigências não cabíveis ou imprevistos.


Por isso, o contrato de coaching é um documento indispensável para o início da relação entre o coach e o seu cliente. Nele devem estar descritos todos os direitos, deveres do profissional que aplicará o processo de coaching e, também, os do seu coachee. Sendo assim, é necessário saber como elaborar o contrato de coaching para evitar problemas.


O contrato de coaching pode ser redigido pelo próprio coach, sem advogado ou seguir um modelo pronto de termo de prestação de serviços. A atividade não é regulamentada no Brasil e o exercício da profissão é totalmente livre. Não é preciso seguir um modelo formal de contrato, com cláusulas ou número mínimo ou máximo de palavras ou páginas.


O contrato de coaching pode ser escrito de forma simples, dividido em seções ou intertítulos para fins de organização e para facilitar a consulta de informações. Caso o processo de coaching seja aplicado presencialmente, o contrato pode ser entregue e assinado pessoalmente, antes de o cliente realizar o primeiro pagamento.


Se o atendimento for online, você pode solicitar para o coachee imprimir, assinar e enviar o contrato assinado. Apesar de o contrato de coaching ser um documento que dispensa rigidez ou forma fixa, é importante observar alguns pontos relevantes que devem ser incluídos em acordos para a aplicação de processos de coaching em qualquer nicho.


Para garantir a validade jurídica do contrato, é importante constar nomes completos e o número de documento das partes envolvidas. A descrição da dinâmica do processo de coaching, escrevendo resumidamente o que é o coaching e o que não poderá ser feito, bem como a duração e quantidade de sessões devem estar presentes no contrato.


O procedimento de marcação, remarcação ou cancelamento de sessões também deve estar explícito, em detalhes, para evitar problemas futuros. Deixe claro, qual é o procedimento para solicitar a remarcação de sessão. Outro item importante é a confidencialidade das informações.


O coach precisa deixar o coachee seguro que nenhuma informação será compartilhada sem sua permissão. Formas de pagamentos e possibilidades de reembolso também devem ser descritas no contrato de coaching. Aplicações de descontos e detalhes importantes como compensação de pagamento por boleto, por exemplo, também devem ser incluídas.


O contrato de coaching não deve ser redigido em linguagem jurídica ou formal, primando pela linguagem acessível ao cliente. É importante, também, ter uma cautela especial ao escrever sobre eventuais consequências que o coachee poderá sofrer pelo descumprimento de um dos itens do contrato.


Assim, é recomendável evitar palavras severas, como “penalidade” ou “multa”, de forma que o coachee não sinta receio em aceitar o contrato de coaching por conta da sua rigidez ou do risco de sofrer prejuízos financeiros.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

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