Área do Aluno


ou



Desafios da Gestão de Produção

As definições acima discutidas mostram claramente que o conceito de gestão da produção está relacionado principalmente às organizações engajadas na produção de bens e serviços. Anteriormente, essas organizações eram, na maioria, na forma de lojas de um homem só com problemas insignificantes de gestão das produções.

Mas com o desenvolvimento e expansão das organizações produtivas na forma de fábricas problemas mais complicados como localização e layout, controle de estoque, controle de qualidade, roteamento e agendamento do processo de produção, etc. surgiu que exigia análise e estudo mais detalhados de todo o fenômeno. Isso resultou no desenvolvimento do POM na área de gestão fabril.

No início, a principal função da gestão da produção era controlar os custos trabalhistas. Que naquela época constituía a maior proporção de custos associados à produção. Mas com o desenvolvimento do sistema fabril para a mecanização e automação.

Os custos indiretos de mão-de-obra aumentaram tremendamente em comparação com os custos diretos de mão-de-obra, por exemplo, projetando e embalando os produtos, controle de produção e estoque, layout e localização da planta, transporte de matérias-primas e produtos acabados, etc. O planejamento e controle de todas essas atividades exigiu mais expertise e técnicas especiais.

Atualmente, os desafios envolvem executar uma variedade de funções, ou seja:

  • Projeto e desenvolvimento do processo produtivo.
  • Planejamento e controle de produção.
  • Implementação do plano e atividades relacionadas para produzir a saída desejada, e.
  • Administração e coordenação das atividades de diversos componentes e departamentos responsáveis pela produção dos bens e serviços necessários.

No entanto, a responsabilidade de determinar as características de saída e a estratégia de distribuição seguida de uma organização. Incluindo políticas de preços e vendas normalmente estão fora do escopo da gestão, por isso o diálogo e troca entre as diferentes frentes deve ser constante.

Agora que já vimos um pouco sobre o que é, vamos entender direito como funciona o dia a dia de uma fábrica, certo? Primeiro, vamos ver os modelos de fabricação de produtos.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados