Área do Aluno


ou



DICAS PRÁTICAS PARA PREPARAR UMA BOA PIZZA

    Como será visto nos próximos itens, existem pizzas de diversos ingredientes para agradar a todos os públicos. Mas, como preparar a pizza perfeita:


  1. Sovar bem a massa: esta é uma parte super importante, pois esse processo permite que o glúten impeça a saída dos gases liberados pelo fermento, responsáveis por fazer a massa crescer. Por isso, procure sovar a massa por cerca de 10 minutos para garantir que ela cresça e fique saborosa e crocante.

  2. Dividir a massa em porções: o tempo de descanso da massa é crucial porque é quando ocorre a fermentação da massa, permitindo que ela fique com uma textura deliciosa. Por isso, o ideal é que a massa fique por descansando por, no mínimo, 30 minutos para crescer. Na hora do descanso, divida a massa em porções equivalentes ao tamanho da palma da sua mão. Em seguida, coloque os “bolinhos” em um recipiente limpo e seco e cubra com um pano úmido.

  3. Não se esqueça da farinha de trigo:  após o tempo de descanso, chegou a hora de abrir a massa. Isso pode ser feito com as mãos limpas ou com o auxílio de um rolo de massas. Polvilhe farinha de trigo por cima da massa e pela superfície onde você irá abrir a massa, pois isso facilitará o processo. Depois de esticar a massa, lembre-se de dar leves batidinhas por toda ela para retirar o excesso de farinha.

  4. Pré Aquecer a massa: ao colocar a massa de pizza na forma, faça alguns furos por ela com o auxílio de um garfo. Isso vai permitir que a sua massa cresça de forma uniforme, sem ficar com “bolhas”. Em seguida, leve a massa para pré-assar no forno preaquecido por cerca de 5 a 10 minutos apenas para dar uma leve douradinha na massa.

  5. Não abrir mão do molho de tomate: faça um bom molho de tomate caseiro, temperando com sal, pimenta-do-reino, orégano e outros temperos de sua preferência.

  6. Atenção aos ingredientes da massa: a pizza tradicional não leva ovo nem nenhum outro ingrediente em sua composição além de água, farinha, fermento e pequenas quantidades de sal e açúcar. Faça vários testes e escolha o tipo de massa que mais lhe apetece o paladar. 

  7. Opte por ingredientes de qualidade: escolha com cuidado seus ingredientes, evitando economizar com farinha ou queijo de má qualidade. 

  8. Misturar farinhas: se quiser deixar a massa mais elástica, basta fazer uma mistura meio a meio de farinha de trigo e farinha de glúten.

  9. Cuidado ao colocar o recheio da pizza. Todos os ingredientes devem estar cortados de forma muito fina e leve, caso contrário a pizza pode ficar pesada e grudar na espátula antes de ir ao forno. É bom colocar um pouco de farinha de trigo na espátula para ajudar a pizza a deslizar.



Este artigo pertence ao Curso de Pizzaiolo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados