EFEITOS DO VEGETARIANISMO SOBRE A SAÚDE
Diversas pesquisas associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal. De acordo com inúmeros estudos científicos freqüentes e publicados por instituições idôneas, o consumo de carnes está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.
Embora existam muitas versões de dietas vegetarianas, a maioria consiste em comer alimentos à base de plantas, juntamente com quantidades moderadas de ovos e produtos lácteos (mas sem carne). No vegetarianismo, a alimentação inclui uma variedade de plantas como vegetais frescos ou cozidos, frutas, nozes, sementes, grãos integrais e leguminosas. Como as plantas são baixas em calorias, mas altas em vitaminas essenciais, minerais e antioxidantes, as dietas vegetarianas podem ser muito densas de nutrientes.
Pesquisa publicada no Proceedings of the Nutrition Society descobriu que as dietas vegetarianas são geralmente ricas em carboidratos, ácidos graxos ômega-6, fibra dietética, carotenóides, ácido fólico, vitamina C, vitamina E e magnésio. Várias análises que compararam o vegetarianismo com dietas não vegetarianas, descobriram que dietas predominantemente baseadas em plantas aumentaram a proteção contra problemas de saúde. Isso inclui doenças cardiovasculares, fatores de risco cardiometabólicos, alguns tipos de cânceres, diabetes tipo 2, obesidade e risco de mortalidade.
1. Rica Em Antioxidantes E Vitaminas
Quase todos os alimentos à base de plantas oferecem grandes quantidades de antioxidantes e / ou têm algumas propriedades anti-inflamatórias; o que significa que ajudam a parar a progressão da doença, fornecendo nutrientes que combatem o estresse oxidativo. As dietas que são ricas em vegetais, frutas, como legumes ou grãos antigos, fornecem muitos nutrientes; incluindo antioxidantes e fitonutrientes, como flavonóides, resveratrol, quercetina, beta-caroteno e muito mais.
Vitaminas essenciais, como a vitamina C, E e A, minerais semelhantes, como manganês ou fósforo, eletrólitos como potássio e magnésio. Uma dieta rica em nutrientes é benéfica para a saúde intestinal, aumentando a imunidade contra doenças, retardando os efeitos do envelhecimento, protegendo contra câncer e doenças cardíacas e prevenindo deficiências que podem levar a muitas reações negativas.
2. Pode Proteger A Saúde Cardíaca
Os alimentos à base de plantas fornecem ajuda para diminuir a inflamação, uma causa radicular das doenças cardíacas e também fornece fibras alimentares. A pesquisa mostrou que muitas vezes há uma ligação entre comer uma dieta rica em fibras e ter uma maior proteção contra o mau colesterol, doenças cardíacas e diabetes.
3. Pode Ajudar Com A Perda De Peso
As pessoas que comem uma grande quantidade de legumes e frutas diariamente tendem a ter a melhor proteção contra ganho de peso à medida que envelhecem. Como os alimentos à base de plantas são baixos em calorias, e ajudam a aumentar a saciedade. Elas ajudam a reduzir o risco de obesidade, problemas cardíacos ou síndrome metabólica.
4. Fornece Mais Enzimas Digestivas
Se você optar por incluir uma boa quantidade de alimentos crus em sua dieta, você se beneficiará da obtenção de maiores quantidades de enzimas que atendam a muitas finalidades. Quando cozidos em uma certa temperatura, as enzimas encontradas em alimentos crus geralmente se desestabilizam. As enzimas são importantes porque são necessárias para quebrar o alimento em unidades nutricionais menores que o corpo pode manipular.
Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos, são destruídos ou alterados quando os alimentos são cozidos a altas temperaturas ou por longos períodos. Comer muito comida cozida cria desperdício no corpo que nem sequer pode ser usado, o que por sua vez pode ter um efeito de entupimento no corpo. Enquanto o pâncreas e outras células produzem enzimas no corpo, alimentos crus proporcionam mais enzimas para o corpo usar.
Em uma dieta de alimentos puramente cozidos, o pâncreas e outros órgãos podem ficar sobrecarregados devido à inexistência de fonte de enzima externa.
Este artigo pertence ao Curso de Cozinha Vegetariana
Faça o Curso completo grátis!!