Eficiência Produtiva - Cálculos de Produção
A produtividade é uma medida da eficiência de uma empresa em relação ao processo produtivo. Leva em conta a entrada e a produção de diferentes fatores que são óbvios a partir dos insumos exigidos pela nossa calculadora de produtividade da força de trabalho. Eles podem ser funcionários, máquinas, ferramentas de software, e assim por diante.
Um dos principais propósitos de cada organização empresarial é produzir mais bens ou serviços ao usar menos recursos. Essa eficiência é uma meta que pode ser alcançada melhorando a produtividade e uma forma de medir isso é como produtividade da força de trabalho. Os empresários analisam esse parâmetro para encontrar maneiras de impulsionar as operações - aumentar a produção e minimizar os gastos com recursos.
Para calcular a produtividade, você pode usar a fórmula:
Produtividade = Saída / Entrada.
Categorizamos recursos como insumos - materiais, capital, horas de trabalho etc. A saída, por outro lado, é o produto pronto - vendas realizadas, unidades produzidas, número de interações de serviço, e assim por diante.
A produtividade pode ser afetada por diferentes fatores socioeconômicos, como concorrência, inflação ou recessão.
Vamos olhar para o fator trabalho como um aspecto fundamental de qualquer iniciativa empresarial, e a análise como ponto de partida para os esforços de qualquer gestor em relação à otimização do processo de trabalho.
Como calcular a produtividade do trabalho?
Para estimar a eficiência média do trabalho durante um período é preciso encontrar o trabalho total e a produção total da força de trabalho. Isso pode ser feito em termos de unidades produzidas ou vendas realizadas, utilizando nossa calculadora ou seguindo manualmente estas fórmulas:
Produtividade do trabalho = Total de unidades produzidas / Total de horas trabalhadas;
Produtividade do trabalho = Total de vendas líquidas / Total de horas trabalhadas.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção
Faça o Curso completo grátis!!