Enfermagem e Assistência Social
Enfermeiras registradas têm muitas opções diferentes de configuração de trabalho. Em alguns casos, seus deveres variam de acordo com o ambiente de trabalho, como é o caso da saúde domiciliar e da assistência social. Ambos começam suas carreiras da mesma forma e praticam sob a mesma licença.
Uma enfermeira na assistência social é tipicamente cercada por outros pacientes, enfermeiros e profissionais de saúde em ambiente hospitalar. No entanto, uma enfermeira de saúde domiciliar trabalha sozinha. Embora ela possa entrar em contato com um escritório central, se necessário, ela é a única responsável pelo atendimento de um paciente e deve fazer avaliações independentes. Todos os enfermeiros devem comunicar suas descobertas ao médico que gerencia o atendimento do paciente, mas a enfermeira de saúde domiciliar literalmente age como olhos e ouvidos do médico. Enfermeiros de cuidados agudos normalmente têm contato direto com médicos ao lado do paciente, enquanto um enfermeiro de saúde domiciliar muitas vezes tem apenas contato telefônico.
Os enfermeiros assistentes sociais podem cuidar de pacientes saudáveis que fizeram cirurgia ou estão feridos, bem como aqueles que têm uma doença grave ou lesão traumática que requer internação. Muitos pacientes domiciliares são idosos, com saúde precária e de baixa renda. No caso da enfermagem aguda, os pacientes estão muito doentes e a enfermeira deve utilizar uma variedade de equipamentos complicados. A enfermeira de cuidados agudos pode gerenciar apenas um ou dois pacientes devido à gravidade de suas doenças, enquanto um enfermeiro de saúde domiciliar geralmente atende vários pacientes todos os dias e muitas vezes deve viajar de uma casa para outra. Em alguns casos, porém, uma enfermeira de saúde domiciliar cuidará de apenas um paciente para um turno completo.
Colaboração, Coordenação e Metas
O objetivo da enfermeira assistente social é ajudar o paciente a se dar bem o suficiente para voltar para casa do hospital, enquanto o objetivo da enfermeira de saúde domiciliar é manter o paciente em casa e prevenir internação ou cuidados de longa duração em uma instituição como um lar de idosos. Tanto enfermeiros de cuidados agudos quanto enfermeiros de saúde domiciliar coordenam o atendimento prestado por outros profissionais de saúde. Muitos dos mesmos serviços estão disponíveis tanto no hospital quanto no lar, de modo que tanto a saúde domiciliar quanto os enfermeiros de cuidados agudos podem colaborar com terapeutas respiratórios, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.
Os enfermeiros que trabalham em saúde domiciliar devem poder trabalhar de forma independente, com suporte mínimo, e devem estar confortáveis em tomar decisões sozinhos. Eles também têm a oportunidade de construir relações de longo prazo com os pacientes, enquanto uma enfermeira de cuidados agudos pode ver um paciente uma vez na vida. Enfermeiros de cuidados agudos são muitas vezes o tipo de pessoas que prosperam em um ambiente de alta pressão e desfrutam do desafio de trabalhar com equipamentos sofisticados diariamente. Tanto os enfermeiros de assistência social quanto os enfermeiros de saúde domiciliar podem trabalhar em turnos, fins de semana e feriados.
Um auxiliar de saúde domiciliar presta atendimento aos idosos, deficientes e feridos que gostariam de morar em suas casas, mas ainda precisam de assistência com suas atividades diárias. A maioria dos auxiliares de saúde domiciliar trabalham 40 horas por semana para uma empresa que os atribui a um paciente. No entanto, alguns auxiliares de saúde domiciliar trabalham de forma independente e encontram pacientes por conta própria.
Cuidados Pessoais
Um assistente de saúde domiciliar ajudará o paciente com o banho, o que pode incluir ajudar o paciente a entrar e sair do banho e/ou ajudar o paciente a se lavar. Um auxiliar também pode auxiliar com beleza (pentear cabelo e maquiagem, se solicitado) e uso do banheiro.
Limpeza
Podem ser necessárias tarefas leves de limpeza, incluindo aspiração, pó, organização e lavagem de pratos. Essas tarefas são coisas que a paciente normalmente é incapaz de fazer sozinha.
Preparação da Refeição
Um assistente de saúde domiciliar preparará refeições para o paciente. Isso pode incluir café da manhã, almoço e jantar, dependendo do horário do assessor.
O auxiliar pode precisar acompanhar o paciente em tarefas leves, como viagens ao supermercado e correios. Ocasionalmente, o assessor pode precisar ir em nome do paciente se não conseguir sair de casa.
Cuidados com documentos e atividades diárias do paciente
Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social
Faça o Curso completo grátis!!