Equipamentos Utilizados por um Operador de Caixa

Assim como toda profissão, o operador de caixa também terá os seus instrumentos de trabalho. Estes, estão interligados entre si e tem como função auxiliar o profissional em toda a sua rotina de trabalho.

Os erros humanos são muito comuns e é uma situação que os gerentes dos estabelecimentos desejam mitigar.

Por isso, esses locais devem oferecer toda infraestrutura necessária para que os postos de trabalho estejam adequados para as operações do dia-a-dia dos caixas.

Dessa forma, ao ter acesso e utilizar esses equipamentos de forma correta, é possível ter resultados positivos e confiáveis.

Agora, vamos conhecer quais são esses equipamentos:

• Balcão

O balcão é a estrutura que apoia toda operação do caixa.

É através dele que passam todos os produtos que são comprados.

Por isso, é muito importante que esse equipamento esteja sempre limpo, organizado e conservado, afinal de contas, quem gostaria de ter os produtos em um local inadequado não é mesmo?

Então, mantenha o balcão sempre limpo para receber seu cliente. Para a manutenção dessa limpeza, mantenha disponível no seu posto de trabalho uma flanelinha, espanador e produto de limpeza.

Esse cuidado é essencial principalmente em estabelecimentos como supermercados.

Isso porque esses locais são bastante susceptíveis a eventos como o derramamento de grãos, farelos, açúcar ou produtos gelados que molham o balcão, por isso, é necessário estar sempre pronto para limpar e secar o balcão.

Além disso, não se esqueça de manter as sacolas no balcão bem organizadas, de acordo com os tamanhos. Não deixe misturado, isso pode dar muito trabalho na hora de embalar!

• Scanner ou leitor de código de barras

Nosso primeiro equipamento tecnológico a ser abordado é o famoso leitor de código de barras.

Esse equipamento realiza a leitura do código de barras do produto. Ele atua decodificando as barrinhas com os números. É através dele que encontramos as especificações do item ou preço.

Imagem Interna

Esse equipamento pode ser do tipo “pistola”, que utilizamos com a mão, ou do tipo fixo, acoplado em uma “torre” no balcão.

• Monitor

O monitor é o aparelho no qual visualizamos os dados da operação, ou seja, os produtos que estão sendo passados no caixa e seus respectivos preços.

Os clientes também podem acompanhar a transação através do monitor.

• Teclado

O teclado é o dispositivo de entrada onde o operador digita as opções desejadas no sistema que é realizada a transação financeira. Em alguns casos, o teclado do caixa pode ter uma formatação diferente dos computadores comuns.

Isso porque neles existem funções específicas para a operação do caixa.

• Impressora de cupom fiscal

Essa impressora serve para emitir o relatório de compra ou cupom fiscal ao final da transação.

Imagem Interna

Vale salientar que antes de iniciar os trabalhos como operador, é necessário que o seu supervisor te ensine a repor o rolo de papel para quando acabar na impressora.

• Gaveta de dinheiro

A gaveta de dinheiro serve para guardar as notas e moedas recebidas no momento do pagamento. A estrutura dessa gaveta possui várias divisões que são utilizadas para organizar os diferentes valores.

• TEF

O nome pode parecer incomum, mas essa máquina é bastante conhecida por todos, a máquina de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é aquela que recebe o pagamento por meio de cartões.

Imagem Interna

Elas podem utilizar a leitura de chip, tarja ou até mesmo via aproximação.

Este artigo pertence ao Curso de Operador de Caixa