Escolha uma Especialidade de Serviço Social
Embora você não precise ser um especialista, a natureza dura dos problemas modernos nos serviços sociais significa que você pode estar mais bem preparado e mais eficaz em resolvê-los se você focar em sua carreira. Essa escolha pode influenciar todas as outras partes da sua carreira. Pode ajudá-lo a definir as escolas que deseja frequentar, qual o nível de grau que você precisa ganhar e que tipo de licença você precisará obter. Suas tarefas diárias também serão baseadas nisso.
- Administração e Gestão – Os administradores do trabalho social reúnem grandes ideias e coordenam a política e a ação. Eles se especializam em entender a política e o comportamento humano. Você pode escolher esta especialidade se você gosta de organização e liderança.
- Advocacia e Organização Comunitária – Liderança e organização também encontram um lar na advocacia da comunidade. Fazer mudanças nas políticas começa com a organização política. Assistentes sociais que queimam por justiça social acham esse trabalho satisfatório.
- Envelhecimento – As gerações mais velhas enfrentam todos os tipos de desafios em suas atividades diárias, além de problemas especiais de doença e vulnerabilidade. Assistentes sociais que gostam de trabalhar com pessoas mais velhas podem ajudá-los de forma mais feliz e independente, especializando-se no trabalho social geriátrico.
- Bem-estar infantil – Na outra ponta do espectro de envelhecimento, muitos dos mesmos problemas são encontrados entre as crianças. As abordagens que os assistentes sociais tomam nessa especialidade podem levar a um conjunto totalmente diferente de ferramentas e técnicas. Se você gosta de trabalhar com crianças e famílias, isso pode ser para você.
- Deficiências de Desenvolvimento – Indivíduos de qualquer idade que sofrem de deficiências de desenvolvimento precisam de assistência extra em todos os aspectos da aprendizagem e da vida. Os assistentes sociais podem ser fundamentais para defender essas pessoas com os serviços necessários para viver vidas plenamente, apesar de suas deficiências.
- Cuidados com a Saúde – A saúde é um desafio para todos em todas as idades. Mais falências no país são impulsionadas por contas de saúde do que qualquer outra causa única. Você pode desenvolver o conhecimento especializado para ajudar os pacientes a navegar na dificuldade de encontrar serviço e pagar por ele.
- Serviço Social Internacional – Os direitos humanos e as necessidades não param na fronteira. Há muitos assistentes sociais que alcançam o mundo em campos de refugiados, hospitais e escolas para fazer isso acontecer. Se você tem facilidade para línguas e um desejo de viajar, esta pode ser a sua bolsa.
- Justiça e Correções – o sistema carcerário coloca um monte de infratores em um ciclo interminável de crime e punição que só um assistente social capaz pode ajudá-los a sair. Outros assistentes sociais desta área são especializados em trabalhar com vítimas, aconselhamento de estupro ou sobreviventes de agressão.
- Saúde Mental e Trabalho Social Clínico – Os assistentes sociais são um dos maiores recursos do país na prestação de serviços de saúde mental. Se você gosta de psicologia e trabalha com pessoas que precisam de um pouco de empatia e compreensão, você pode ser produtivo no trabalho social de saúde clínica e mental.
- Saúde Mental e Abuso de Substâncias Serviço Social – Há uma grande necessidade de assistentes sociais com a combinação certa de compaixão e dureza para ajudar essas pessoas a sair do buraco em que estão, e para ajudar o país a sair de sua epidemia de opioides.
- Programa de Assistência ao Trabalho e ao Trabalhador – O trabalho social ocupacional se concentra no lugar onde os brasileiros passam a maior parte de suas horas de vigília: o local de trabalho. Ajudar tanto os trabalhadores quanto os desempregados a se adaptarem e encontrar assistência para serem mais felizes e produtivos é o objetivo desses assistentes sociais.
- Programa de Assistência ao Trabalho e ao Trabalhador – O trabalho social ocupacional se concentra no lugar onde os brasileiros passam a maior parte de suas horas de vigília: o local de trabalho. Ajudar tanto os trabalhadores quanto os desempregados a se adaptarem e encontrar assistência para serem mais felizes e produtivos é o objetivo desses assistentes sociais.
- Política e Planejamento –Estes são os que vêm com as grandes ideias para resolver os problemas da sociedade e executar os números para convencer os tomadores de decisão de que isso pode acontecer. Se planilhas e pesquisas são a sua, você pode seguir esse caminho. A ação política é a chave para fazer mudanças duradouras. Alguns assistentes sociais podem evoluir para uma carreira política, concorrendo a cargos ou aceitando empregos em operações políticas de organizações sem fins lucrativos para os cargos de líderes eleitos.
- Previdência Pública – Os assistentes sociais também são necessários como administradores de grandes programas de bem-estar público, como a Previdência Social, eles lidam com planejamento, administração e financiamento desses programas. Os empregos são posições sólidas do governo, então se você prefere estabilidade e goza de organização, este pode ser o seu papel.
- Pesquisa – O trabalho social acadêmico não é o que a maioria das pessoas pensa, mas em um mundo orientado por dados, é fundamental ter assistentes sociais que possam realizar experimentos, mergulhar nos dados e produzir apoio para práticas de serviços sociais.
- Serviço Social escolar – Embora relacionado ao bem-estar infantil, o trabalho social escolar é um subconjunto especializado que trata do bullying, situações de abuso infantil e desafios educacionais provenientes de questões sociais. Trabalhar com crianças em um ambiente estruturado deve acender seu fogo se você quiser seguir essa especialidade.
Claro, há muita sobreposição possível que permite que você adapte seus objetivos às necessidades das pessoas e comunidades que você quer servir. Toda categoria precisa de administração e gestão, por exemplo. E os serviços clínicos também podem ser prestados aos pacientes que caem no envelhecimento e nos serviços de assistência social infantil.
Uma vez que você tenha reduzido seu foco para o trabalho clínico ou não clínico e escolhido uma especialização para prosseguir, você tem as informações que você precisa para escolher um caminho educacional para se tornar um assistente social.
- Comportamento Humano e Psicologia – Porque as pessoas fazem o que fazem, e como ajudá-las a mudar esses padrões, é uma peça-chave do trabalho social. Então você terá muito trabalho em psicologia e comportamento humano básico. Isso vai desde explorações do indivíduo, olhando para psicologia, até estudos de psicologia social e influência de grupos sobre comportamento e aceitação.
- O Contrato Social e a Sociedade – Você também estudará como as pessoas se encaixam em uma sociedade, e como diferentes comunidades definem e lidam com obrigações. Os fundamentos filosóficos da profissão e a base do serviço público são examinados nestes cursos.
- Política e História da Previdência Social – Os assistentes sociais têm que entender como o sistema é executado e como ele surgiu. Então você vai estudar um pouco da história dos serviços sociais e como eles surgiram no Brasil.
- Métodos de Pesquisa e Estatística – Muito do que impulsiona a prática moderna de bem-estar social são os dados. Os métodos de pesquisa científica dão-lhe o tipo de informações claras e baseadas em dados que você precisa para escolher as soluções certas para problemas difíceis. Às vezes, eles são a única maneira de você encontrar os problemas em primeiro lugar. Assim, todo assistente social tem que entender como conduzir adequadamente a pesquisa e interpretar dados estatísticos.
- Diversidade e Discriminação – As práticas multiculturais são a norma hoje no trabalho social. Muitas das questões que você enfrentará nas ruas, porém, serão impulsionadas por conflitos em uma sociedade que ainda não celebrou totalmente a diversidade. Você explorará as causas e soluções para questões raciais, incluindo discriminação sistêmica, vieses ocultos e microagressões.
- Farmacologia e Saúde – Você é especialista em questões de abuso de substâncias ou não, você vai encontrar muitas drogas durante uma carreira no trabalho social. Se você precisa desembaraçar as prescrições para um cliente idoso confuso ou entender doses de metadona, você precisa de uma educação básica em farmacologia neste negócio. E a maioria dos empregos sociais acabam lidando com o sistema de saúde em algum momento também. Você terá uma educação básica em como esse sistema funciona e como gerenciar os desafios. Assistentes sociais hospitalares ou médicos prestam ajuda e apoio aos pacientes com uma variedade de problemas médicos. Os pacientes internados no hospital podem precisar de assistente social para problemas psicossociais. Estes podem estar relacionados a doenças ou problemas médicos ou podem estar relacionados a um problema psicossocial, como doença mental ou desabrigamento. Dada a complexidade do ambiente hospitalar, os assistentes sociais médicos devem cumprir uma variedade de deveres.
- Abuso de drogas- Os intervencionistas do abuso de drogas são conselheiros de dependência especializados em intervenções não-crise, onde os "viciados" são incentivados a procurar tratamento. Eles muitas vezes trabalham com membros da família, fornecendo informações sobre a natureza do vício e ajudando-os a se preparar para a conversa que virá.
- Justiça Social e Ética – Os assistentes sociais têm que viver com um forte código ético, tanto para a proteção de seus clientes quanto para sua própria saúde e bem-estar. Você vai gastar muito tempo mergulhando no fundo filosófico e nos códigos concretos que regem seus serviços. Você também aprende a olhar como a sociedade deve melhorar para enfrentar seus próprios desafios éticos e aumentar a justiça social em todo o espectro.
À medida que você se move para graus mais avançados, esses tópicos ficarão mais difíceis e mais aprofundados. Você também verá que os próprios diplomas oferecem uma variedade de concentrações que proporcionam mais trabalhos de curso em disciplinas específicas. Por exemplo, uma concentração no aconselhamento sobre abuso de substâncias passará mais tempo com drogas, políticas de drogas e técnicas específicas de aconselhamento do que em questões geriátricas ou de diversidade.
Requisitos de pesquisa e tese ampliam seu domínio do trabalho social
Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social
Faça o Curso completo grátis!!