FOTOGRAFIA DA VIDA SELVAGEM
A fotografia existe há mais de um século e seus tópicos nunca cessarão. Há fotografia de retrato, paisagem, casamento, vida selvagem, isso apenas para citar algumas. Um dos estilos mais recompensadores de fotografia centra-se na vida selvagem. Pode levar várias horas até encontrar a foto perfeita e capturá-la, mas a recompensa vale a pena esperar.
A fotografia da vida selvagem é talvez a mais difícil na profissão. É fundamental ter tempo, inclinação e, claro, a câmera adequada. Muitas das fotos da vida selvagem são capturadas com lentes de telefoto porque o animal geralmente está distante. De vez em quando, será possível capturar uma camaleão, um jabuti, um pássaro ou outro animal que cruze seu caminho, porém, na maioria das vezes, eles estão a metros de distância e são esquivos.
A fotografia da vida selvagem não espera por ninguém. Ao escolher o local, você precisa deixar sua câmera pronta e configurada para a luz daquele instante.
A maioria das câmeras automáticas funciona muito bem na predefinição para aqueles que estão aprendendo a tirar fotos da vida selvagem. A fotografia sempre foi sobre o momento e os melhores fotógrafos podem capturá-lo com a velocidade e agilidade do animal.
Comece com animais pequenos no início da incursão na fotografia da vida selvagem. Pratique com seu animal de estimação. Deixe-os vagar naturalmente e veja se consegue capturar os momentos selvagens e cheios de vivacidade sem que a fotografia fique borrada.
Todos os grandes fotógrafos estudaram e praticaram muito, clicando várias fotos do mesmo momento. Certificar-se de que sua câmera tem uma velocidade de obturador rápida ajudará você a tirar mais de uma foto enquanto se move com o animal.
Com o animal na mira da lente, você precisa segui-lo enquanto se concentra e, em seguida, tirar rapidamente o máximo de fotos que puder antes que ele desapareça. Essa técnica é conhecida como panorâmica. Em vez do elemento chegar até você, você o segue.
Depois de dominar seus animais de estimação, você pode começar a explorar o mundo externo. Alguns animais ficarão parados e esta é outra técnica de prática.
Esteja atento à iluminação e ao posicionamento enquanto tenta não perturbar o animal. É mais fácil fotografar um coelho quando ele tem a intenção de comer ou procurar comida. Se ficar em silêncio e caminhar com cuidado, muitas vezes você pode chegar bem perto.
Se escolher uma espécie maior, mantenha-se longe o suficiente para tirar a foto e não chamar a atenção para si. Alguns animais são perigosos, mas podem ser fotografados se você usar o bom senso e não pisar em seu território. Os fotógrafos da vida selvagem têm esse código de ética para obter fotos perfeitas. Ele deve ser seguido para sua segurança e a dos animais.
A fotografia da vida selvagem é um jogo de espera para que a imagem perfeita cruze o visor. É preciso paciência e muita prática, mas a recompensa de ouvir alguém dizer “de onde você tirou essa foto maravilhosa? Quero uma!” vai valer a pena.
Este artigo pertence ao Curso de Fotografia Digital
Faça o Curso completo grátis!!