Habilidades de Entrevista de Trabalho Social
Os assistentes sociais utilizam entrevistas para estabelecer relacionamento com os clientes, aprender novas informações e ajudar os clientes a trabalhar para enfrentar ou resolver seus desafios. Embora as conversas possam parecer naturais ou ter um tom casual, os assistentes sociais têm objetivos e objetivos ao entrevistar clientes. Entrelaçar esses objetivos com protocolos de conversa mais típicos requer habilidade. O polimento de habilidades associadas a entrevistas de trabalho social pode levar a um tempo mais efetivo com os clientes.
Incentivando a expansão
Alguns clientes podem precisar de incentivo durante entrevistas com assistentes sociais. O encorajamento pode assumir a forma não verbal; por exemplo, você pode permitir alguns segundos de silêncio quando um cliente termina uma declaração, de acordo com a Middle Tennessee State University. Se ela quiser, ela pode fornecer informações adicionais. Pequenos comentários, como "Sim", ou "Mm-hm", podem deixar o cliente saber que você está ouvindo sem interromper seu fluxo de pensamento. Reafirmar sua compreensão da declaração de um cliente também pode incentivar a expansão. Depois de ouvir sua reafirmação, um cliente pode chegar a uma conclusão ou decidir esclarecer ainda mais sua compreensão do que ela disse.
Entrevistar Clientes Resistentes
Nem todos os clientes recebem entrevistas com assistentes sociais. As pessoas podem ser hostis, zangadas ou tímidas quando discutem suas vidas pessoais ou problemas. Outra habilidade associada às entrevistas de trabalho social inclui demonstrar respeito e paciência para os indivíduos, já que eles estão passando por um momento difícil. Os assistentes sociais continuam a entrevista como se as coisas estivessem indo bem, e evitam tomar expressões de raiva ou hostilidade pessoalmente.
Repertório de Perguntas
Os assistentes sociais devem se basear em diferentes tipos de perguntas para entrevistas eficazes, de acordo com Thomas O'Hare em "Habilidades Essenciais da Prática do Trabalho Social". Perguntas abertas incentivam um fluxo de conversação, permitindo que os clientes usem perguntas iniciais como pontos de partida para ramificar-se em seus tópicos de interesse. Perguntas fechadas normalmente provocam uma resposta mais curta, mas estas podem ajudar os assistentes sociais a acessar uma resposta específica quando um cliente está vagando. Por exemplo, uma assistente social que trabalha com uma pessoa que luta contra o alcoolismo pode perguntar: "Então, quantas bebidas você bebeu neste fim de semana?" se o cliente se esforçou para responder à pergunta: "Como foi neste fim de semana?"
Avaliando com propósito
As entrevistas de trabalho social também exigem habilidades associadas à avaliação. Durante as fases iniciais da entrevista, a assistente social escuta ativamente enquanto a cliente compartilha seus pensamentos, sentimentos e preocupações. Durante a fase de avaliação, a assistente social e o cliente trabalham juntos para começar a organizar as informações em categorias, a fim de identificar temas comuns. Examinando as categorias, a assistente social e o cliente podem então começar a desenvolver um plano de ação provisório para avançar com os desafios identificados.
Como conduzir uma entrevista
Todo assistente social usa técnicas favoráveis a ela ou à sua personalidade. Geralmente, todos os assistentes sociais são treinados em algumas habilidades fundamentais, transferíveis sobre agências e geografia. São habilidades relacionais, vitais para ajudar os clientes a alcançar os objetivos estabelecidos com a assistente social. As técnicas variam, dependendo de sua aplicação. Utiliza-se métodos diferentes com um cliente ou grupo individual do que no processo de organização da comunidade.
Começando pelo Início
Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social
Faça o Curso completo grátis!!