Área do Aluno


ou



INGREDIENTES COMUNS DA CULINÁRIA TAILANDESA

A base da gastronomia tailandesa é formada por os molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e especiarias. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe, que em muitos pratos substitui o sal. Outros são utilizados para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas. A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tenta combinar a maioria destes sabores, quando não todos. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas, como: 


  • pimentão

  • cominho

  • alho

  • gengibre

  • manjericão

  • limão

  • capim-limão

  • coentro

  • pimenta

  • curcuma

  • chalota


O ingrediente principal é o arroz, que pode ser usado como sopa, frito ou simplesmente cozido branco. Os noodles, ou macarrões de arroz, são o fast-food tailandês, compondo sopas ou fritos – estes encontramos em empórios de comida asiática. Os legumes mais usados são abóbora, berinjela, tomate cereja, pimentão, brócolis e vagem, que costumam ser salteados na wok (panela grande e larga, como uma frigideira) para ganhar textura crocante.


Boa parte dos ingredientes tailandeses podem ser encontrados facilmente em feiras ou mercados das cidades brasileiras. Vários tipos de curry são usados e por isso a lenda de tudo ser apimentado na cozinha thai – mas há vários pratos sem nem um toque de pimenta. No entanto, o curry tailandês não tem a menor semelhança com o pó amarelo indiano bem conhecido no Brasil. Ele pode ser verde, com sabor cítrico picante; vermelho, muito picante; ou amarelo, picante com perfume de especiarias. 


Divergências de receitas à parte, os ingredientes mais frequentes na elaboração do curry tailandês são: pimenta, alho, chalota, galangal, raízes de coentros e krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país. Estas especiarias geralmente são pilados num almofariz ou amassados entre duas pedras chatas, onde junta-se pimenta fresca e se obtém a pasta, que é cozida no leite de coco antes de se acrescentar carne ou vegetais. Este tipo de curry só é encontrado em lojas de produtos orientais. 


Mamão papaia, manga, tamarindo, banana, jaca e goiaba são as frutas típicas. Elas se misturam com sobremesas, como o arroz doce com purê de manga, ou são servidas em pedaços, bem geladas e refrescantes. Entre os temperos menos conhecidos pelos brasileiros está o nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma, que tem por finalidade salgar o alimento (corresponde ao shoyu para o japonês). Este tempero é resultado do cozimento de peixes e temperos diversos. 


Apesar de ser industrializado, no Oriente é costume prepará-lo segundo receitas próprias, variando, assim, de acordo com o gosto e a intensidade do tempero empregado. O chili ou chilli, planta tropical da família do pimentão, conhecida por pimenta-cumari ou peperoncino, é essencial em pratos da culinária tailandesa. De sabor picante, é encontrado ao natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto com tomates. Tome cuidado na manipulação para evitar queimaduras nos olhos e na pele.



Este artigo pertence ao Curso de Cozinha Tailandesa

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados