INTRODUÇÃO À CULINÁRIA TAILANDESA
Principais características da culinária tailandesa
A culinária da Tailândia é caracterizada pela combinação de especiarias que proporcionam mistura de sabores e aromas variados: doce (açúcar, frutos, pimentas doces); apimentado (pimentas); ácido (vinagre, sumo de limão, tamarindo); e salgado (molho de soja, molho de peixe). Rica em sabores e texturas, a comida tailandesa conquistou o mundo inteiro e é, sem dúvidas, uma das grandes experiências de visitar o país. Resultado de uma fusão centenária de influências ocidentais e orientais, cozinha tailandesa ainda tem o charme da apresentação primorosa. E não é privilégio de restaurantes estrelados: por todo país, ruas e feiras oferecem experiências gastronômicas baratas e a céu aberto.
A culinária tailandesa tem ganhado cada vez mais fãs no Brasil. Para nós, é cheia de sabores e temperos exóticos que misturam doce, salgado, ácido e picante, tudo na mesma garfada. Muitos restaurantes já se especializaram em preparar pratos típicos desta cultura rica em temperos, peixes, legumes e verduras. Além de deliciosa, a gastronomia da Tailândia tende a ser bem saudável.
Na culinária tailandesa, exagerar no sal é o pior pecado. Caracterizada pelo equilíbrio de quatro elementos que marcam o paladar - sal, doce, picante e ácido -, os pratos originários da Tailândia encantam pela variedade de aromas, sabores e especiarias exóticas. Sob influência gastronômica da China e da Índia, os pratos tailandeses primam pelo visual atraente, o aroma e o paladar. Preparados na panela wok, um tipo de frigideira grande de ferro, a temperatura de cozimento pode chegar a 800 graus.
As porções são pequenas e leves, já que o hábito local é consumir até dez delas por dia. Traços das culinárias chinesa e indiana se fazem presentes em pratos à base de arroz e curry, respectivamente; mas influências de outras culturas também deixaram marcas importantes, como a pimenta-malagueta, introduzida na região por comerciantes portugueses no século 16.
Uma refeição clássica tailandesa é composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e de sobremesa frutas. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmin. De origem tailandesa, este arroz é conhecido pelo aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite. A textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos.
Diferenças regionais marcam a culinária tailandesa: as preparações com leite de coco são típicas do Norte do país, enquanto no Nordeste predominam as carnes picantes e, no Sul, os curries de origem indiana. Mas basta estar em Bangkok para conhecer os sabores do país inteiro. Além de abrigar os melhores restaurantes – e escolas de culinária que recebem chefs do mundo todo –, a cidade recende ao aroma dos pratos típicos, feitos na hora em barraquinhas de rua e nos grandes mercados.
Dois deles, pelo menos, são imperdíveis: Pad Thai (noodles com frango, camarão, ovos, amendoim, broto de feijão, tofu, alho) e Nam Yaa (noodles com curry de peixe, feito com gengibre, alho, capim-limão, pimenta e leite de coco). Mas talvez você tampouco resista às demais delícias preparadas pelos cozinheiros de rua de Bangkok, como bolinhos de arroz com coco e bananas fritas.
Este artigo pertence ao Curso de Cozinha Tailandesa
Faça o Curso completo grátis!!