INTRODUÇÃO À CULINÁRIA VIETNAMITA
A comida vietnamita ainda não alcançou a mesma fama de sua vizinha tailandesa, mas é igualmente rica em sabor, seguindo a linha característica da cozinha asiática. São pratos cheios de cores, aromas e texturas diversas. Um detalhe que chama muita atenção é o fato de ser tão saborosa e simples ao mesmo tempo.
A base da cozinha vietnamita é o arroz, que pode ser encontrado em várias versões. É possível comer arroz frito, risoto, cozido e o famoso macarrão de arroz, presente em muitas receitas e pratos típicos vietnamitas. Para incrementar a receita, muitas ervas locais que fazem toda a diferença, acrescentando ainda boas porções de carnes, como frango, boi, porco e frutos do mar.
Tudo isso faz com que a comida vietnamita tenha sabor, diversidade e muitas surpresas estranhas ao paladar brasileiro. Caracterizada pela claridade e balanceamento dos sabores e aromas, a cozinha vietnamita é sofisticada, delicada e sutil. O arranjo inteligente dos elementos azedos, salgados e doces confere uma harmonia inigualável. Além disso, é apontada como uma das mais saudáveis do planeta.
A dieta é baseada no consumo do arroz, trigo, verduras, abundância de ervas e frutas frescas, além do uso mínimo de gorduras e o tratamento de carnes, muitas vezes grelhadas. Todos esses fatores acima citados aliados à uma forte presença francesa marcada pelos longos anos de colonização fazem da culinária vietnamita a nouvelle cuisine do Pacífico.
Este artigo pertence ao Curso de Cozinha Vietnamita
Faça o Curso completo grátis!!