Entrar/Criar Conta
MÉTRICAS E INDICADORES
Segundo o BPM CBOK (Business Process Management Commom Body Of Knowledge, em português, Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócios), a métrica é "uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos” enquanto o indicador é "uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar a sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo”.
Logo, a diferença entre ambos consiste no posicionamento de cada um diante da tomada de decisões do negócio. Uma vez que as métricas dizem respeito a medidas brutas, elas estão ligadas ao nível operacional. Já os indicadores são as medidas calculadas (e demonstradas através de porcentagem) e têm relação com o nível tático.
Por exemplo, quando se fala de métricas é possível indicar o tempo de permanência no site e a quantidade de visitantes únicos. Agora, quando é abordada a taxa de rejeição ou a porcentagem de novos visitantes únicos, estão sendo mostrados os indicadores.
Tanto as métricas quanto os indicadores servem de suporte para que a equipe responsável pelo marketing possa monitorar as estratégias feitas on-line.
No Marketing Digital
Conheça as principais métricas e indicadores gerais do Marketing Digital:
▪ CPA - Custo por Aquisição:
Indica o custo para cumprir determinada meta e também pode ser conhecido como "custo por conversão".
▪ CPL - Custo por Lead:
Indica o custo que cada lead (ou seja, o usuário que se converteu num cliente em potencial) gerou.
▪ ROI - Retorno sobre o Investimento:
Pode se traduzir através da fórmula: Ganho Total – Quantia Investida / Quantia Investida.
Na Audiência do Site
São as estatísticas de acesso no site da empresa:
▪ Sessões ou Visitas
A quantidade de visitas que o site recebeu é indicada pelo número de sessões. Vale lembrar que o indicador entrega o número total de visitantes sem detalhar se uma ou mais visitas foram feitas pela mesma pessoa.
▪ Usuários ou Visitantes Únicos
Neste caso já há a percepção de pessoas diferentes que acessaram o site.
▪ Visualizações de Página
A cada acesso feito no site uma visualização é contabilizada.
▪ Páginas por Sessão
Indica quantas páginas, em média, foram acessadas por visita.
▪ Tempo de permanência
Indica o tempo médio que os visitantes gastam nas páginas do site.
Também funciona para o e-mail marketing. Aqui, a equipe tem a oportunidade de saber o tempo que o usuário passou consumindo o conteúdo enviado.
▪ Tráfego total
A métrica avalia o número de acessos a partir da efetividade do blog e das estratégias que foram utilizadas para levar o usuário até ele.
▪ Fonte de tráfego
Indica a origem dos usuários que acessaram o site da empresa.
▪ Taxa de rejeição
Indica o número de usuários que chegaram a acessar o site mas saíram antes de visitar outras páginas.
▪ Taxa de conversão
Mensura quantos usuários foram convertidos em leads.
Métricas e Indicadores de Publicidade On-line
São os números que irão apontar o retorno obtido em mídias pagas como o Facebook Ads e o Google AdWords.
▪ CPC - Custo por Clique
Indica o custo de cada clique no anúncio.
▪ Impressões
Indica a quantidade de vezes que o anúncio apareceu na tela dos usuários.
▪ CPM - Custo por Mil
Diferentemente do CPC, aqui o custo recai a cada mil impressões do anúncio.
▪ IQ - Índice de Qualidade
Indica a relevância do anúncio ao usuário. Quanto maior o valor desse indicador, menor pode ser o CPC proporcional para permanecer em primeiro lugar na página.
Para finalizar, é importante mencionar que os KPIs (Key Performance Indicator, ou em português Indicadores Chave de Performance) englobam os indicadores e métricas acima citados, que são os mais importantes dentro do marketing digital.
Este artigo pertence ao Curso Marketing Digital
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesGostei do curso, para quem é iniciante tira bastante dúvidas, porém é preciso complementar com outros cursos.
Gostei do curso
estou ansiosa por fazer o curso
Muito bom
Gostei do curso, para quem é iniciante tira bastante dúvidas, porém é preciso complementar com outros cursos.
Excelente
Gostei do curso
È um imenso prazer fazer este curso, que na verdade o Marketing digital é muito informativo e orientador quero continuar
estou ansiosa por fazer o curso
Está sendo muito bom, estou gostando muito dos cursos grátis ☺️ parabéns a todos envolvidos