Massa Folhada
A história da massa folhada é um pouco incerta, pesquisadores relatam que desde a época de 1600, lá na Roma Antiga, o então cozinheiro francês Claude Lorrain, já produzia uma massa semelhante. Outras referências, demonstram que o surgimento se deu pelo francês Feuillet, no século XVIII.
O que se sabe é que a massa folhada é uma massa extremamente versátil, crocante, deliciosa e não fermentada, podendo ser usada em preparações doces e salgadas. A base da massa é feita com farinha de trigo de boa qualidade, um pouco de água, e manteiga, que é incorporada através das dobras entre as camadas da massa (por isso o nome “folhada”, porque a manteiga é adicionada nas “folhas” da massa). Essa técnica de ir adicionando manteiga pelas camadas, é o que produz uma massa levinha e crocante.
Tradicionalmente é utilizada a manteiga, que deve ser sempre em temperatura ambiente sólida, nunca derretida, apenas levemente amolecida. Outras gorduras como a margarina ou gordura vegetal também podem ser usadas como substitutas.
A massa folhada pode ser confundida com a massa de pastel por também ser fina e crocante, entretanto a massa de pastel leva apenas farinha, água e um pouco de cachaça, que é o que garante aquela textura bem característica. Além disso, a massa de pastel não estufa ao forno como ocorre com a folhada
A massa folhada deve ser sempre armazenada gelada, e o corte deve ser com uma faca sem serra, para que não perca sua característica. Além disso, ao assar, ela deve sempre ser colocada em um forno pré-aquecido. Os recheios mais recomendados são os frios ou em temperatura ambiente, e que sejam mais sólidos ou pastosos, evite os líquidos e quentes.
- Ingredientes para a massa:
½ quilo de farinha de trigo;
500 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara de chá de água fria;
1 pitada de sal.
- Modo de preparo.
Coloque a farinha de trigo sob uma bancada e faça um buraco ao meio, como uma espécie de vulcão. Despeje a água neste buraco, e vá incorporando a farinha de trigo aos poucos, fazendo movimentos circulares.
Esse processo também pode ser feito na batedeira planetária utilizando um batedor do tipo gancho.
Sove levemente a massa, apenas para ela atingir um ponto liso e compacto, caso esteja muito seca, basta adicionar um pouco de água, se estiver mole, é só polvilhar um pouco de farinha de trigo.