Método Just In Time
Em um ambiente de produção, há alguma confusão entre sistemas Kanban e sistemas just-in-time (JIT). Muitos afirmam que esses sistemas são os mesmos.
Na prática, um sistema JIT é uma filosofia desenhada para identificar e eliminar todos os desperdícios na produção. O desperdício ocorre quando mais recursos, espaço, tempo e equipamentos são usados do que o estritamente necessário para produzir uma unidade de produto.
O JIT é como um grande quebra-cabeça composto por várias ferramentas projetadas para eliminar desperdícios e aumentar a produtividade.
Um sistema de abastecimento kanban é apenas uma das ferramentas que compõem a filosofia just-in-time.
Se estivéssemos apenas aplicando Kanban, isso apenas ajudaria a limitar os níveis de estoque e ajudaria a apontar possíveis problemas.
A resolução destes problemas só pode ser alcançada aplicando toda a ferramenta instantânea.
- Atrasos das transportadoras: as transportadoras contratadas geralmente não conseguem cumprir os prazos de entrega previstos. Estoque alto "sofreu" atrasos. A transportadora pode continuar a ignorar este período até que o responsável apresente uma reclamação.
- Problemas de qualidade: peças de fornecedores externos e peças fabricadas internamente podem não atender aos requisitos e exigir retrabalho. Enquanto nada acontecer devido à necessidade de retrabalho, a falta de qualidade continuará. O estoque baixo não pode tolerar problemas de qualidade de produção.
- Trocas de ferramentas demoradas: A produção de alto volume minimiza a necessidade de várias trocas de ferramentas. As trocas geralmente demoram mais do que o necessário, o que não significa que os resultados sejam alcançados com estoque alto. A redução no estoque significará lotes de produção menores e mais trocas de ferramentas, o que exigirá tempos de resposta mais rápidos.
- Manutenção corretiva de longo prazo: Quando os estoques são altos, o tempo gasto na manutenção preventiva geralmente não é controlado adequadamente e os atrasos esperados são considerados normais.
- Manutenção corretiva necessária: Devido à falta de um programa abrangente de manutenção produtiva, muitas manutenções corretivas ocorrem, mas podem ser evitadas.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Estoque
Faça o Curso completo grátis!!