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MODELO GROW


GROW é o nome dado a um dos modelos de coaching mais conhecidos atualmente, e significa uma sequência de planejamento onde o coach apoia seu cliente a iniciar uma reflexão e tomada de decisão sobre as metas que estipulou para a vida ou carreira. O método foi desenvolvido por John Whitmore através do livro Coaching para Performance.


O nome foi dado por dois motivos, primeiramente pelo próprio nome que em inglês significa crescer e também por serem as iniciais das quatro etapas do método, sendo “G” Goals ou Metas, “R” Reality ou Realidade, “O” Options ou Opções e “W” Will/ Wrap-Up, que significa, o quê, quando e quem vai fazer.


Para que o coach consiga usar esse método, é ideal montar um modelo com degraus para atingir o objetivo do coachee e fazer uma sequência de perguntas, as quais deverá separar nos degraus conforme a ordem correta, e a partir daí, determinar a estratégia. As perguntas usualmente associadas ao GROW são uma forma de passo a passo para se atingir o alto.


Há algumas muito sofisticadas em uso no coaching, mas em essência, as melhores são as mais coloquiais, mais simples. Como os exemplos a seguir:


– Qual é o problema? (queixa)

– Aonde quer chegar? (sonho)

– Quem quer ser quando chegar lá?

– O que isso te traz? (valores)

– O que está acontecendo agora? (presente)

– O que já tentou / experimentou?

– Quais os resultados obtidos?

– O que acha que funciona?

– O que pode interferir? (obstáculos)

– O que pode levar em conta?

– O que pode aproveitar / usar para resolver isso? (recursos)

– O que faria para evitar este problema? (plano B)

– Quais são as alternativas viáveis?


É importante destacar que, para cada uma das letras que compõem a base deste modelo, foram definidas uma série de indagações que precisam ser feitas para que o GROW atue de maneira eficiente. Veja que, muitas delas, já estão descritas acima, logo, só será necessário analisar onde usar cada uma.


Goal (Metas)


  • Aonde você quer chegar ao final do processo de Coaching? O que o trouxe até aqui?

  • Qual assunto ou questionamento você deseja trabalhar? Quais são as suas metas?

  • Aonde você quer chegar a curto, médio e longo prazo? Onde você quer estar daqui a 1, 3, 5, anos?

  • Quais resultados você espera atingir até o final desta sessão? O que você busca de diferente em sua vida?


É importante incentivar o cliente a ser o mais detalhista possível, pois uma meta bem estruturada é específica, mensurável, realista e possui um prazo para ser atingida.


Reality (Realidade)


  • Qual é o seu estado atual em relação ao ponto que você deseja chegar? Você está perto ou longe da sua meta? Onde você está nesse momento?

  • O que está acontecendo? Quais os fatos importantes da sua vida no tempo presente?

  • Qual a percepção que as pessoas têm de você? O que você gostaria de compartilhar comigo com relação à sua realidade?

  • Você está vivendo algum fato que está te afetando? Existe mais alguém que está sendo afetado além de você?


Essas perguntas visam esclarecer a realidade do cliente e, para isso, elas devem incentivá-lo a pensar, estudar e analisar sua situação atual. O foco precisa ser descritivo e sem julgamentos.


Options (Opções)


Este é o momento de incentivar o cliente a encontrar soluções para seus problemas, levando-o a desenvolver seu potencial criativo. É importante que o cliente tenha a capacidade de apresentar um vasto número de alternativas, pois as soluções mais originais geralmente aparecem após o esvaziamento das opções que estão mais à vista.


What, When e Who (O quê, quando e quem)


A fase final consiste em estabelecer as ações que serão desenvolvidas. A partir das opções identificadas, o cliente deve estabelecer um plano de ações claro, relatando de forma detalhada o que será feito, em qual momento e de que maneira. As perguntas dessa etapa incentivam o comprometimento:


  • Que diferentes maneiras você tem para abordar a questão?

  • Quais são os próximos passos? Qual daria o melhor resultado?

  • Quando você vai agir? Que apoio você precisa? Como vai conseguir esse apoio?

  • O que pode bloquear seu caminho? O que pretende fazer para ultrapassar as barreiras?

  • Que comprometimento você tem, em uma escala de 1 a 10, para agir? O que impede de ser 10?



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

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