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O PODER DA APRESENTAÇÃO DE SUCESSO

  • Como apresentar bem suas ideias 


Diante de uma grande plateia ou de poucas pessoas em uma sala de reunião, mais cedo ou mais tarde todos passarão pelo desafio de apresentar com eficiência ideias, projetos e pontos de vista – desafios que podem colocar em jogo decisões empresariais e trajetórias de carreira. Ficar atento a algumas técnicas pode ajudar a evitar gafes nesses momentos-chave. Eu diria que uma boa apresentação tem de ser clean, leve e objetiva. Ela tem de ir direto ao ponto e precisa fazer sentido para a audiência. 


Os discursos, ainda que informais, são baseados em três aspectos fundamentais: o roteiro, os recursos visuais e a performance do apresentador. O grande desafio das apresentações é manter esses três aspectos equilibrados – claro que respeitando as características de cada evento. As melhores palestras são aquelas em que o assunto sobressai. E, quando você tem um o público variado, é preciso fazer o mínimo ruído possível para não atrapalhar. Pode acreditar: tem gente que não consegue prestar atenção até quando a pessoa que está falando tem pelos saindo pelo nariz. 


A falta de um objetivo bem definido para enfrentar os momentos decisivos são alguns dos principais erros cometidos nas apresentações. Ter um objetivo claro ajuda a estabelecer a prioridade para chegar ao que se quer. E esse é o primeiro ponto. O segundo é focar no interlocutor. Montar um discurso que esteja voltado aos interesses do outro vai dar a você mais chances de sucesso. A insegurança, evidente em alguns comportamentos, também podem comprometer as apresentações. 


Estaria entre as atitudes evitáveis o excesso de movimentação do corpo durante os eventos, como gesticular, andar ou balançar a pernas demais no decorrer dos discursos. Essas mensagens que passamos sem querer mostram ansiedade e distraem a audiência. Preencher os vazios com palavras vazias como “né” ou repetir frases enquanto se pensa na próxima sentença também não ajudam a segurar a atenção dos interlocutores. Não manter alguma conexão visual com a audiência, não olhar para uma pessoa de cada vez, é outro erro comum.


Treinar os discursos em voz alta também ajudaria a organizar verbalmente o fluxo dos pensamentos, evitando gaguejadas. Os materiais de apoio são outros pontos que merecem atenção. Os recursos visuais não podem substituir a fala do palestrante, apenas devem complementá-la. Algumas pessoas, no medo, colocam informações demais nos slides. Se tudo estiver escrito, para que as pessoas vão precisar ouvir o apresentador? Também é necessário ter moderação em nome da objetividade. Se o que pode ser colocado em dez slides, estiver em 150, o presidente da empresa vai dizer: ‘Será que não dá para passar para o último? 



Este artigo pertence ao Curso de Oratória e Apresentação em Público

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