Entrar/Criar Conta
O que é uma constituição?
Não há resposta fácil para essa pergunta. Em direito, nunca há apenas uma resposta e, no caso de uma questão primordial a respeito da natureza das coisas, nunca haverão menos do que três. No caso das constituições, há exatamente três modelos que se propõem a explicar a natureza de uma constituição, o que a faz ser o que ela é.
A primeira corrente tem como seu principal nome Ferdinand Lassale. Esse doutrinador é o responsável pelo sentido sociológico da constituição. Não é muito difícil deduzir que para esse pensador, importa mais o que as pessoas pensam do que aquilo que está escrito.
Esse autor não acreditava na força de uma constituição escrita. Para ele, a verdadeira constituição era um balanço das estruturas reais de poder dentro de uma sociedade. Ele não acredita que uma “mera folha de papel” tenha o poder de mudar a forma como as pessoas vivem, sendo a verdadeira constituição aquela que decorre das regras que as pessoas respeitam na sua vida cotidiana.
Outra corrente já compreende a constituição em seu sentido político. Observando desse ângulo, a importância da constituição é ser o marco de surgimento do Estado, o fruto de uma decisão fundamental que modifica a forma de vida dos cidadãos. Essa doutrina é encabeçada por Carl Schmitt.
Acerca da definição de Schmitt, cabe uma diferenciação interessante proposta pelo autor. A constituição é o conjunto de normas que define a forma do Estado, é uma decisão política de suma importância. Portanto, apenas é considerada “constituição” as normas que tratam da organização estatal ou dos direitos individuais do cidadão. Todas as demais normas seriam leis.
Isso gera uma situação interessante, porque o texto constitucional pode conter normas que não se enquadrem em tal definição. Por exemplo, na Constituição Brasileira há um artigo emblemático: art. 242, §2º “O Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, será mantido na órbita federal”.
De acordo com a definição de Schmitt essa norma não é parte da Constituição. Porém, por fazer parte do texto constitucional, ela adquire um status especial de lei: passa a ser uma lei constitucional.
Há ainda outra corrente, desta vez encabeçada por Hans Kelsen. Esse autor alemão é conhecido pela sua obra Teoria Pura do Direito, no qual argumenta que o direito deve ser estudado de maneira dissociada das demais matérias. Sendo assim, deve haver uma argumentação lógica para todo o sistema jurídico.
Pela lógica de Kelsen, cada norma é apoiada numa outra norma, mais abrangente, que a fundamenta. Essa cadeia lógica termina num conjunto de normas que fundamenta a criação de todas as demais normas. Essa seria a constituição em seu aspecto jurídico-positivo.
Porém Kelsen vai além. Ele se pergunta: o que fundamentaria as normas mais importantes do direito positivo? Para responder essa questão sem fugir do campo do direito, Kelsen recorre a um argumento interessante: existe uma norma fundamental hipotética que fundamenta toda a estrutura jurídica de uma nação. Essa norma seria a constituição em seu sentido lógico-jurídico.
A doutrina contemporânea adota um apanhado de todas as teorias. Como bem afirma José Afonso da Silva, todas elas pecam pela unilateralidade. A visão da constituição deve partir do todo.
Portanto, uma análise completa da constituição, para esse autor, deve se atentar a todos os aspectos da constituição: a forma deve ser oral ou escrita; o conteúdo deve ser a conduta humana e suas motivações sociais; a sua finalidade deve ser a de realizar valores essenciais para a convivência em sociedade e, por fim, a sua causa criadora deve ser o poder originado do povo.
Este artigo pertence ao Curso Direito Constitucional
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesVcs estão de parabéns por esta dando oportunidade de cursos para muitas pessoas que tem sonhos e que não poderia ser realizado. Porque não tem como pagar. E a escola Educação trouxe essa realização onde creio que muitos hj está fazendo cursos para que possam ter uma qualificação profissional e garantir uma vaga de emprego. Parabéns
Ótimo conteúdo super indico
Vcs estão de parabéns por esta dando oportunidade de cursos para muitas pessoas que tem sonhos e que não poderia ser realizado. Porque não tem como pagar. E a escola Educação trouxe essa realização onde creio que muitos hj está fazendo cursos para que possam ter uma qualificação profissional e garantir uma vaga de emprego. Parabéns
Curso maravilhoso aprendi muito sobre a constituição do meu País.