Características fundamentais do cargo de secretário escolar
Vamos falar sobre o profissional, o secretário escolar. Ele tem a responsabilidade de organizar, sistematizar, registrar e documentar tudo o que acontece sobre o domínio da escola. É um cargo de muita confiança e que exige, sobretudo, bastante atenção.
Todos os processos que envolvem a escola dependem da administração do secretário escolar, desde o funcionamento administrativo, jurídico até o pedagógico.
Como características pessoais, é preciso que o secretário escolar tenha consciência da sua responsabilidade sobre os documentos escolares, inclusive assinando muitos deles, além de guardá-los e protegê-los. Esta é uma função que exige muita ética na tratativa de toda esta documentação.
Como foi dito anteriormente, é o secretário que atua como elo entre o administrativo e o pedagógico. Sendo coautor da história da instituição, tanto quanto da história escolar dos alunos.
De certa forma, pode-se entender o secretário como um agente essencial para o desenvolvimento da instituição, uma vez que se trata de um cargo de confiança da direção, de quem recebe autonomia para a execução de muitas tarefas.
Não há uma secretaria que tenha pleno funcionamento sem o trabalho competente e habilidoso do profissional que responde por ela. Por isso, o secretário escolar pode ser visto como um líder naquela área.
Além deste trabalho de gestão, há também o contato cotidiano com alunos, professores, pais, servidores e toda a comunidade escolar, a quem o secretário atende e desenvolve laços de respeito.
Podemos listar, portanto, algumas características fundamentais do ser humano por trás do cargo de secretário escolar. São elas:
● Respeito
● Solidariedade
● Organização
● Pontualidade
● Boa comunicação
● Boa escrita
● Disponibilidade para aprender
● Honestidade.
Como competências relacionadas à função, o secretário precisa apoiar as decisões da direção escolar, assinando, em conjunto com ela, toda a documentação escolar.
Deve também se responsabilizar pela organização dos processos, métodos de trabalho e arquivos, delegando funções à equipe da secretaria de modo a simplificar processos.
Fazendo uso de instrumentos de planejamento, deve controlar e avaliar todos os procedimentos relacionados ao preenchimento do diário de classe, bem como a documentação dos colaboradores, dos alunos e patrimoniais.
É de responsabilidade do secretário escolar a vida da escola. É ele que põe ordem em todos os registros, garantindo que as buscas por determinados documentos sejam rápidas e que os processos se deem de maneira fluida.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado Escolar
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