Área do Aluno


ou



Origem da Logística

A origem da palavra logística remota de tempos muito antigos, diretamente da civilização grega, derivada da palavra logistikos. 

Para o nosso latim, o logisticus é uma derivação do grego e significa raciocínio e cálculo matemático.

Basicamente, o desenvolvimento da logística se iniciou na humanidade a partir da necessidade de operacionalizar  as táticas militares de importantes guerras.

Dessa forma, desde 481 a.c. civilizações persas e gregas utilizavam alguns conceitos próprios da logística para coordenar as suas longas viagens com exércitos compostos por milhares de homens.

Nesse caso, para tarefas como controle de alimentos, água, roupas, armas, munição e até cavalos era realizado para dar suporte a toda a operação.

Logística era um termo próprio para operações militares até a segunda guerra mundial.

Inclusive, as empresas que ficaram responsáveis por reconstruir o que foi destruído durante os confrontos precisaram utilizar as táticas logísticas para ter uma maior coordenação na execução dessa tarefa.

A Logística no Brasil 

Até meados dos anos 60 o Brasil não apresentava o tamanho da dinamicidade e globalização que vivemos  hoje.

Nesse cenário, não havia tanta ocorrência quando o assunto era vender com o menor preço e com a melhor agilidade.

Por isso, os ciclos de vida dos produtos costumam ser mais longos.

Contudo, com a instauração do Plano Real, avanços significativos no desenvolvimento do país ocorreram e, com o aumento do fluxo das mercadorias surgiram as primeiras dificuldades no controle dos estoques.

Diante dessa realidade em que existia um novo modelo de relacionamento do cliente com o fornecedor, a logística começava a tomar o seu lugar nesse cenário.

O desenvolvimento da logística no Brasil se fez necessário graças à crescente necessidade de um maior leque de opções para a reposição, transporte e distribuição das mercadorias.

À medida que a comercialização avançava, ocorria o aumento nos custos e superlotação de operações, tendo em vista que a maioria deles necessitava de processos manuais. 

Não somente, além da congestão no processo produtivo, também surgiram necessidades que se estendiam no pós produção.

Por isso, os transportes multimodais e ferramentas logísticas passaram a ganhar espaço no cenário brasileiro.

Sem dúvidas, a inserção das tecnologias nas operações logísticas no Brasil foi um grande divisor de águas, substituindo os morosos trabalhos manuais.

O setor automobilístico é um dos grandes protagonistas da implantação da logística no país, tendo em vista a rotina de  movimentação e armazenagem de peças que essas indústrias realizavam desde os anos 70.

Com a chegada do sistema de logística integrada desenvolvido pela Toyota nos anos 80, a história da logística no Brasil deu um passo a mais e começou a dar conta de outros setores ainda não privilegiados: o transporte, a armazenagem e o operador logístico. 

Em 1990 foram incluídas no Brasil ferramentas de cálculo para estudar toda a parte administrativa , de distribuição, movimentação e armazenagem de materiais.


Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados