PILARES QUE INFLUENCIAM UMA BOA COMUNICAÇÃO
A comunicação eficaz é aquela que cumpre com os seus resultados. A comunicação eficaz tem o poder de influenciar, conquistar e desenvolver competências. É a chave que proporcionou ao homem desde o início dos tempos todo conhecimento e, através de sua evolução é que vivemos hoje todo progresso econômico de nossa sociedade. Comunicação eficaz no contexto empresarial acontece quando existe uma perfeita troca de informações, utilizando-se para isso, um conjunto de procedimentos e técnicas, estabelecendo um canal de interação para o alcance dos objetivos tanto entre os clientes internos quanto os clientes externos da organização.
Sabemos que no dia a dia de trabalho utilizamos várias outros tipos de comunicação, como por exemplo, expressões corporais, por meio de gestos, olhares, sorrisos, respiração, que denominados de linguagem não verbal. Antes de passarmos aos pilares para uma boa comunicação, é necessário compreender quais são os elementos presentes para que o processo corra de forma bem sucedida:
Emissor: quem envia a mensagem.
Receptor: aquele que recebe a mensagem.
Linguagem: são códigos utilizados para a transmissão das informações.
Mensagem: o conjunto de informações repassadas, utilizando-se de um canal transmissor seja através da fala, telefone, e-mail, rede sociais, rádio, televisão, jornais, etc.
Existem três perguntas básicas que devem ser respondidas ao analisar o processo comunicacional, buscando sua eficácia. São elas:
O que você quis dizer? O que de fato você pensou em dizer quando se comunicou com alguém. O problema é que nem sempre o que falamos representa exatamente o que quisemos falar. Às vezes o nosso cérebro pensa mais rápido do que fala e omitimos algumas informações cruciais para o entendimento do que queríamos repassar.
O que de fato foi dito? Se falamos algo diferente do que pensamos, já temos uma abertura suficiente para uma segunda pessoa entender algo diferente. Parece brincadeira, mas pensar nas palavras a serem ditas para explicar o seu ponto pode fazer todo o diferencial para o seu ouvinte entender ou não o que você disse. Parando para pensar, transmitir uma idéia através de um texto é bem mais complicado do que falar e um dos grandes fatores que colaboram para isso é a falta da linguagem corporal. Fazer o outro entender o que você está dizendo sem ele te olhar e te ouvir é mais difícil do que parece. É por esses e outros motivos que qualquer pessoa alfabetizada consegue escrever, mas são poucas que realmente conseguem realmente se fazer entender para todos os leitores.
O que entenderam com o que você disse? Temos que ter em mente que nem todo mundo que vai ouvir/ler o que dizemos tem o mesmo tipo de raciocínio do nosso e é por isso que utilizar uma linguagem simples muitas vezes é fundamental para um bom entendimento de um público grande.
Qualquer comunicador deve compreender a construção de um processo eficaz a partir dos seguintes pilares:
1) A comunicação eficaz deve ser simples
Esse é um dos pilares mais importantes da comunicação eficaz. Palavras difíceis e frases complexas não são tão eficazes quanto a simplicidade. Quanto mais dificuldades você colocar no entendimento da sua fala, menos eficaz será sua comunicação. Um palestrante sabe que é essencial simplificar ao máximo sua fala e fugir de jargões técnicos. Se você prestar atenção nos jornais e revistas, por exemplo, verá que os textos são bem escritos, mas com grande simplicidade. Poucas palavras difíceis e sentenças fáceis de serem lidas.
Agora, se você pegar um processo escrito por um advogado terá uma impressão completamente diferente. Ele é bem mais difícil de ser lido. Usa sentenças complexas, palavras pouco comuns e termos técnicos. O texto do advogado é eficaz dentro do contexto em que está inserido, mas qual dos dois textos seria mais eficaz para o público geral? É claro que o mais simples e direto!
2) Saber fazer marcações de texto
Quando escrevemos, usamos algumas técnicas para marcar quais são os trechos mais importantes daquele texto. Negrito, itálico e sublinhado servem como destaque para que as pessoas saibam que aquele trecho será importante. E isso é crucial para a comunicação eficaz. Mas como fazer isso quando o texto é falado? Fazendo diferentes tons de voz para construir as marcações. Quando você baixa o tom de voz, por exemplo, as pessoas passam a prestar mais atenção no que você tem a dizer. Isso porque você vem numa constante de voz alta e baixa de repente. Inconscientemente, elas percebem que é uma pausa para algo mais sério e que deve ser anotado. Existem diversas outras formas de construir essas marcações que são essenciais em uma comunicação eficaz.
3) Forma é mais importante que conteúdo
4) Ser prolixo não é ser esperto
No imaginário popular, existe uma lenda que confunde saber se comunicar com ser prolixo. É bem verdade que bons comunicadores sabem enrolar e gastar tempo quando necessário, mas isso não é sinônimo de ser eficaz. Lembre-se sempre que a comunicação eficaz é aquela que cumpre os seus objetivos. Se você precisa passar uma informação que é breve e simples em apenas três minutos, por que você gastaria mais de uma hora falando sobre isso? Esse é um dos princípios básicos do pitch para investidores. Apresentar toda ideia em pouco tempo. Objetividade é o segredo da boa comunicação. Os programas policiais vespertinos, Marcelo Rezende, Datena e Cia., fazem muito sucesso pela objetividade. Gostando ou não desse tipo de programação, é impossível negar que os caras têm uma comunicação eficaz e vão direto ao ponto.
5) O corpo é o principal recurso
Os palestrantes costumam usar diversos recursos. De microfones à slides passando por dinâmicas e apostilas. Porém, muitos esquecem que o principal recurso de sua apresentação é o próprio corpo. Cuidar bem deste recurso tão valioso é essencial para uma comunicação eficaz. A Teoria da Comunicação clássica diz que a comunicação é formada por três fatores simples emissor, mensagem e receptor. E qualquer coisa que possa desviar a atenção da mensagem ou mudar seu impacto no receptor são ruídos que atrapalham sua comunicação.
E, para o palestrante, um dos principais ruídos de comunicação pode ser causado por ele mesmo. Beber coisas muito geladas nos dias anteriores à apresentação, por exemplo, pode te deixar rouco e atrapalhar a entrega da mensagem. Assim como o cansaço pode dificultar sua apresentação e deixá-lo mais desmotivado. Uma noite sem dormir direito deixa aquelas olheiras que desviarão atenção do público. É essencial que um palestrante cuide bem desse recurso tão valioso.
6) Comunicação é via de mão dupla
A Teoria da Comunicação que falei anteriormente foi sofrendo algumas mudanças no decorrer dos últimos anos. Ela é completamente pautada em um modelo de comunicação antigo em que poucas pessoas tinham voz. Hoje, nós vivemos em um modelo muito parecido, mas que tem uma importante alteração. Além do emissor, mensagem e receptor, nós precisamos incluir o feedback. Não basta mais enviar sua mensagem e esperar que o público aceite quieto. É preciso também ouvir sua plateia, saber o que ela pensa e quais são suas dúvidas.
Um palestrante que não aceita perguntas, por exemplo, não pode ter uma comunicação eficaz porque nunca saberá se sua mensagem está surtindo efeito. É essencial que você ouça o que seu público tem a dizer. Esse é o único caminho para ajustar cada vez mais a sua comunicação para ter mais impacto. Eu costumo dizer que em mais de 20 anos fazendo palestras e treinamentos, nunca fiz uma apresentação perfeita. Afinal, sempre tem o que melhorar pra ter uma comunicação eficaz.
Dicas para uma comunicação eficaz
Boa Dicção: o uso correto das palavras e sua pronúncia, faz com que o conteúdo da mensagem seja bem entendido pelo receptor.
Saber evidenciar conhecimentos: é a projeção de uma personalidade forte e segura, com capacidade de se colocar no lugar do outro, e moldar sua comunicação para convencer e vender suas ideias.
Ser bom ouvinte: para constituir uma comunicação eficaz, precisa haver perfeita troca de informações, por isso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
Cooperação: se o canal transmissor das informações for bem utilizado e seus receptores tiverem completo entendimento da mensagem, consequentemente, acaba surgindo um espírito de ajuda, ou seja, acabam comprando a ideia.
Geração de bons relacionamentos: se o conteúdo de uma mensagem, for bem transmitido, certamente vai gerar menos conflitos pessoais, cultivando bons relacionamentos no dia a dia de trabalho.
Este artigo pertence ao Curso de Oratória e Apresentação em Público
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