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PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O MARKETING DIGITAL
As plataformas de marketing digital possibilitam o gerenciamento das redes sociais, da base de leads, das palavras-chave e a produção de relatórios personalizados de determinada empresa.
Elas têm sido cruciais no aumento de vendas por aumentar a eficiência dos processos instaurados dentro do ambiente digital.
Essas plataformas também são eficazes no pós-venda ao auxiliar a empresa a manter o relacionamento com o cliente mesmo após a conclusão do negócio.
Através dos canais de mídia em que a marca está inserida, as plataformas exercem um trabalho de monitoramento a fim de prospectar visitantes em potencial de se tornarem clientes.
As Principais Plataformas Digitais Usadas no Marketing Digital
Para cada ação estratégica realizada no Marketing Digital, há ferramentas específicas para guiar o processo. Confira:
Criação de Landing Pages
As landing pages são páginas ricas em elementos e links para fazer com que um usuário se converta em cliente e, por isso, também são conhecidas como páginas de conversão.
Uma landing page pode ofertar conteúdo informativo de relevância ou um formulário para que o usuário possa preencher dados como nome, e-mail e telefone em troca de mais informações sobre determinado assunto. Assim, a empresa conseguirá nutrir um fluxo de relacionamento a fim de passar por todas as etapas do funil de vendas.
A plataforma digital mais utilizada para a criação de landing pages é o RD Station.
E-mail Marketing
A partir do momento em que o usuário se converte em lead, a empresa tem a oportunidade de manter um relacionamento através do e-mail marketing ao enviar mais conteúdos informativos, além de poder mandar ofertas sobre seus produtos e serviços (momento da abordagem).
As ferramentas mais utilizadas atualmente são o MailChimp e o RD Station.
Automação de Marketing
As ferramentas capazes de realizar a automação de marketing pode concentrar todas as funções principais dentro do Marketing Digital. Elas possibilitam a criação de fluxo de e-mails, a gestão personalizadas de leads, agendamento de interação/postagens com o público nas redes sociais, entre outras ações.
Uma das plataformas mais utilizadas é o RD Station. Mas, muitos estrategistas preferem diversificar ferramentas para cada tipo de funcionalidade. Por exemplo, para automatizar a ação de seguir perfis dentro do Instagram, é comum o uso do GrowSocial e do Turbogrow.
Já para agendar postagens em diversas redes sociais (como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube), a ferramenta Etus se popularizou bastante nos últimos anos.
Marketing ou Gestão de Conteúdo
Como já foi bastante reforçado, o conteúdo é uma das iscas mais importantes para atrair o usuário, seja por meio de materiais educativos, infográficos, eBooks, entre outros.
Para garantir atualizações periódicas dos conteúdos, controle e documentação das estratégias de criação, as ferramentas são essenciais e poupam o tempo da equipe de marketing.
A mais conhecida atualmente é o software da Rock Content.
SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são responsáveis por conquistar os primeiros lugares nos mecanismos de busca. As plataformas voltadas para essa negociação são capazes de melhorar o ranqueamento no Google, por exemplo.
Através delas é possível pesquisar as palavras-chave adequadas para a persona da marca, otimizar websites e produzir análises.
A plataforma digital mais utilizada é o Google Search Console.
Analytics
Para entender quais ações e estratégias geram mais resultados para a empresa, é importante medir o ROI. As plataformas de Analytics avaliam o engajamento do público e mensuram os resultados das tomadas de ação.
O Google Analytics é a plataforma mais utilizada atualmente.
Gerenciamento de Conteúdos (CMS)
As ferramentas que gerenciam o conteúdo que a empresa expõe em sites e blogs possuem funcionalidades como criação, edição e publicação de todo o tipo de conteúdo (até mesmo vídeos).
A plataforma digital mais utilizada hoje é o WordPress.
Monitoramento de Redes Sociais
Monitorar as ações e interações advindas das redes sociais otimizam as estratégias. As plataformas voltadas para essa função permitem acompanhar as menções à marca feitas on-line e avaliam o engajamento e resposta em relação aos conteúdos produzidos. Elas também possibilitam o agendamento de postagens.
As ferramentas mais populares são o RD Station e o Hootsuite.
Este artigo pertence ao Curso Marketing Digital
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5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom
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estou ansiosa por fazer o curso
Muito bom
Gostei do curso, para quem é iniciante tira bastante dúvidas, porém é preciso complementar com outros cursos.
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È um imenso prazer fazer este curso, que na verdade o Marketing digital é muito informativo e orientador quero continuar