Área do Aluno


ou



PRINCIPAIS INGREDIENTES


Pães


Na Alemanha, o pão é sem dúvida o alimento básico. Viajando pelo país, pode-se encontrar cerca de 400 qualidades e aproximadamente 1200 variedades de pães.


  • Bretzel

É um pão, mas parece mais um biscoitão. Também chamado de Bretzel, Laugenbrezel e popularizado nos Estados Unidos como Pretzel, seu formato de laço é inconfundível. Pode ser encontrado com cobertura doce, mas a opção tradicional é coberta apenas por sal grosso.


Porco


Ao longo dos séculos, o porco foi sempre um recurso ideal de carne, servindo simultaneamente para aproveitamento de restos. Na Idade Média, o animal ficava solto nas pastagens e pátios mas, a partir do século XIX, começou a ser engordado nos currais, pois a banha era muito procurada. Só depois da Segunda Guerra Mundial, e para responder a novos hábitos alimentares, começaram a ser criados porcos mais magros.


Eles tinham metade da quantidade de toucinho, mas possuíam mais carne e costelas. O assado de porco, quase sempre da perna, é a refeição de domingo ou do dias festivos em muitas regiões da Alemanha. Cada região tem a sua forma própria de preparo. Na Baviera, esfrega-se com cerveja; na Renânia, com alho; e outras receitas, noz-moscada. Porcos fritos com rodelas de limão também é uma opção muito encontrada.


Knödel


Variedades de almôndegas de carne, batata e farinha.


Salsichas


As salsichas desempenham um papel muito importante na economia doméstica dos alemães, cortadas em rodelas e simplesmente comidas com pão. As salsichas são normalmente feitas com carne, toucinho, sal e outros temperos. Outros ingredientes são cortados em tamanhos pequenos, bem misturados e introduzidos no formato similar a linguiças. As salsicharias procuram criar novos tipos do produto, como a salsicha de carne decorada com desenhos de animais, própria para crianças.


Assim como a carne de porco, as salsichas variam conforme cada região do país. Em Frankfurt, surgiu uma das mais famosas, a Frankfurter. Feitas tradicionalmente de carne de porco, são defumadas, possuem um aroma característico e podem ser acompanhadas de mostarda, pão preto ou salada de batata.


Principais tipos de salsichas alemãs:


• Bratwurst, a salsicha assada


• Nürnberger Rostbratwürste, a salsicha de Nuremberg

• Weisswurst, a salsicha branca da Baviera, feita de carne de vitela, porco e temperos. Se quiser saborear essa salsicha como um cidadão local, experimente-a pela manhã, com mostarda doce, pretzel e uma cerveja bávara.


• Leberwurst, a salsicha de patê de fígado


  • Currywurst

A Currywurst merece uma explicação à parte. Mais do que uma mera salsicha picada temperada com curry, ela virou um patrimônio cultural de Berlim. Vendido por ambulantes, lanchonetes vietnamitas e bares, a Currywurst é um petisco muito barato que enche a barriga, além de ser muito gostoso.


O diferencial está no acompanhamento: molhos à base de curry que possuem diferentes graus de picância e ardência. Há até um museu dedicado à iguaria, o Currywurstmuseum.


Batatas


No final do século XVI, já existiam batatas na Alemanha, as apenas como plantas ornamentais. O tubérculo só foi descoberto em suas propriedades culinárias nas regiões sul e oeste da Alemanha durante a Guerra dos 30 Anos. Mais tarde, o rei da Prússia, Frederico II incentivou o cultivo em grande escala, a fim de mitigar a fome que reinava por todo o país.


Atualmente, existem muitos tipos e jeitos de comer batata diariamente sem correr o risco de enjoar. A salada de batata, conhecida como Kartoffelsalat, é hoje popular por todo o país. Mas, podemos fazer uma listinha algumas opções bem comuns:


  • Kartoffelpuffer – panqueca frita de batata

  • Kartoffelsalat – salada de batata

  • Bratkartoffeln – cozido de batatas

  • Kartoffelbrei – purê de batata

  • Croquette – croquete de batata

  • Pommes – batatas fritas

  • Knödel: bolinhos de batata

  • Süßkartoffel – batata-doce

  • Kartoffelsuppe – sopa de batata


Couve


A couve branca, também conhecida como repolho, tem um papel importante na culinária através do Chucrute (em alemão Sauerkraut).


Tortas doces


A confeitaria alemã é repleta de doces incríveis. A torta Floresta Negra é um dos bolos mais populares da Alemanha, feito de cerejas e e Schwarzwälder Kirchwasser, uma aguardente da mesma fruta. Na Alemanha, as assim chamadas tartes são bolos salgados, típicos na Alsácia (Região Franco-Germânica). Os Lebkuchen, ou Pfefferkuchen, são o pão-de-mel alemão, servidos tradicionalmente no Natal.


Em Frankfurt, é válido experimentar a Frankfurter Kranz, uma torta de creme em forma de coroa. Semelhante a um tronco de árvore, o bolo Baumkuchen é uma especialidade centenária da região de Altmark. Em Hannover, delicie-se com o clássico Welfenspeise, criado para comemorar os 200 anos da dinastia dos Welfen.


Chucrute


Um dos pratos típicos alemães mais conhecidos no Brasil, está presente nas mais variadas receitas levadas pelos imigrantes alemães ao país.



Este artigo pertence ao Curso de Culinária Alemã

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados