Princípios de Contabilidade Financeira
A contabilidade financeira é baseada em vários princípios conhecidos como Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) (Williamson 2007). Estes incluem o princípio da entidade empresarial, o princípio da objetividade, o princípio do custo e o princípio da continuidade.
- Princípio da entidade empresarial: Cada empresa deve ser contabilizada separadamente pelo proprietário. Negócios pessoais e negócios não devem ser misturados.
- Princípio da objetividade: As informações contidas nas demonstrações financeiras devem ser tratadas de forma objetiva e não sombreadas por opiniões pessoais.
- Princípio do custo: As informações contidas nas demonstrações financeiras exigem que sejam baseadas nos custos incorridos nas transações comerciais.
- Princípio de continuidade: o negócio continuará operando e não fechará, mas realizará ativos e liquidará passivos no curso normal das operações
Importância da Contabilidade Financeira
- Fornece informações jurídicas às partes interessadas, como contas financeiras na forma de negociação, conta de lucros e perdas e balanço patrimonial.
- Mostra o modo de investimento para os acionistas.
- Fornece crédito comercial para fornecedores.
- Notifica os riscos de empréstimo em empresas para bancos e credores.
Benefícios da Contabilidade Financeira
- Manutenção de registros sistemáticos: É uma função primordial da contabilidade manter um registro adequado e cronológico de transações e eventos, que fornece uma base para processamento posterior e comprovação para fins de verificação e verificação. Abrange a escrita nos livros de entrada originais/subsidiários, lançamento no livro-razão, preparação do balancete e contas finais.
- Cumprimento dos requisitos legais: A contabilidade ajuda a cumprir os vários requisitos legais. É obrigatório que as sociedades anônimas preparem e apresentem seus contas de forma prescrita. Vários retornos como imposto de renda, imposto sobre vendas são preparados com a ajuda das contas financeiras.
- Proteger e salvaguardar os ativos da empresa: Os registros servem a um duplo propósito como evidência no caso de qualquer disputa sobre o título de propriedade de qualquer propriedade ou ativos da empresa. Também ajuda a evitar o uso injustificado e injustificado. Essa função é de suma importância, pois faz o melhor uso dos recursos disponíveis.
- Facilita a tomada de decisão racional: A contabilidade é a chave para o sucesso de qualquer processo de tomada de decisão. Decisões gerenciais baseadas em fatos e números levam a organização às alturas do sucesso. Uma eficaz política, estrutura salarial satisfeita, decisões de negociação coletiva, concorrência com rivais, política de propaganda e promoção de vendas etc., tudo isso deve-se a uma estrutura contábil bem definida. A contabilidade fornece o banco de dados necessário no qual uma série de alternativas podem ser consideradas para tornar o processo de tomada de decisão gerencial racional.
- Comunicação e relatórios: Os eventos e transações individuais registrados e processados recebem uma forma concreta para transmitir informações a outras pessoas. Esta informação económica derivada de demonstrações financeiras e vários relatórios destina-se a ser utilizada por diferentes grupos que estão diretas ou indiretamente envolvidos ou associados à empresa.
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!