Problemas de Desligamento
Os problemas de desligamento envolvem os seguintes tipos de decisões:
- Caso uma fábrica, departamento, linha de produtos ou outra atividade esteja incorrendo em perdas, ou seja, muito cara, ela deve continuar funcionando ou deve ser fechada?
- Se a decisão for fechar, o fechamento deve ser permanente ou temporário? As decisões de desligamento geralmente envolvem considerações de longo prazo e despesas de capital e receitas.
- Um desligamento deve resultar em economia nos custos operacionais anuais por vários anos no futuro.
- Encerramento resulta na liberação de alguns ativos fixos para venda. Alguns ativos podem ter um pequeno valor de sucata, mas outros, como propriedades, podem ter um valor de venda substancial.
- Os funcionários afetados pelo fechamento devem ser demitidos ou realocados, talvez até mesmo oferecendo aposentadoria antecipada. Haverá pagamentos de montante fixo envolvidos, que devem ser levados em consideração.
É viável que os problemas de desligamento sejam simplificados em decisões de curto prazo, fazendo uma das seguintes suposições:
- As vendas de ativos fixos e os custos de redundância seriam insignificantes.
- A receita da venda de ativos fixos corresponderia aos custos de redundância e, portanto, esses itens seriam auto cancelados.
Nessas circunstâncias, os aspectos financeiros das decisões de desligamento seriam baseados em custos relevantes de curto prazo.
Alguns dos custos diretos associados à fabricação de um produto incluem salários para trabalhadores que fabricam fisicamente um produto, as matérias-primas usadas na produção desse produto e todos os custos indiretos, como todos os custos de serviços públicos, usados na produção de um bem.
O custeio por absorção inclui qualquer coisa que se enquadre no custo direto na produção de um bem como base de custo. Isso contrasta com o custeio variável, no qual os custos fixos de fabricação não são absorvidos pelo produto. Os defensores promovem o custeio por absorção porque os custos fixos de fabricação fornecem benefícios futuros.
Custo relevante
Este artigo pertence ao Curso de Administração Contábil e Financeira
Faça o Curso completo grátis!!