Recrutamento Interno
No momento em que se decide efetuar um recrutamento, a prioridade é realizar essa tarefa de forma interna. Dessa forma, existem algumas movimentações hierárquicas dentro da própria organização.
Diante dessa realidade, o setor de recrutamento pode realizar uma movimentação vertical de funcionários, com a promoção ou uma movimentação horizontal com a transferência entre filiais. Ainda, existe a possibilidade de uma movimentação diagonal, com a transferência e promoção do colaborador.
Sendo um processo de recrutamento interno, a divulgação da vaga pode ser feita em um nível mais íntimo, sem a exposição para pessoas externas à organização.
Nesse sentido, a vaga pode ser anunciada por meio do portal de acesso dos colaboradores, quadros de avisos na empresa ou através da triagem com base no perfil. O recrutamento interno tem como objetivos principais a maximização dos talentos da organização, para reter colaboradores importantes para a empresa.
A promoção é uma oportunidade de progredir na empresa e essa ação gera uma maior satisfação do colaborador por se ver crescendo profissionalmente. Além disso, as empresas geralmente têm planos de carreira para os seus funcionários, e a evolução desses colaboradores também é mediada através do recrutamento interno.
É um consenso entre os gestores que o sistema de recrutamento interno apresenta vantagens. Entre elas, a compatibilidade com o perfil da empresa, tendo em vista que os colaboradores já estão treinados e adequados à cultura da empresa.
Outro ponto é a redução dos custos, tendo em vista que não será necessário angariar altos montantes para entrar em contato com o público externo.
Possíveis problemas do recrutamento interno
Nenhuma metodologia é perfeita, por isso, é possível ter alguns problemas no recrutamento interno.
Listamos aqui os principais pontos de atenção, que podem ser driblados com uma boa gestão de pessoas:
- É possível criar conflitos de interesse por parte de colaboradores que não estão aptos a ascensão. Esse é um comportamento bastante negativo, gerando uma imagem ruim da empresa.
- Os candidatos que não conseguiram as vagas podem se sentir desmotivados e frustrados quanto às suas perspectivas futuras dentro da empresa.
- O recrutamento interno pode gerar uma rotatividade excessiva, em especial por colaboradores mais novos na organização, que são mais suscetíveis a abandonar a empresa.
- O recrutamento em um timing inadequado pode gerar perspectivas errôneas entre candidatos.
- Sucessíveis promoções de um colaborador podem gerar a desvalorização da autoridade desse funcionário, devido a familiaridade com os outros.
Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção
Faça o Curso completo grátis!!