Registro de Funcionário - Documentos, O que é
Aqui falaremos sobre os registros que ficam a cargo do departamento pessoal efetuar, no ato da contratação de novos colaboradores.
Após receber todos os documentos solicitados no processo admissional, cabe a empresa preencher alguns documentos antes do início da jornada de trabalho do novo colaborador, sendo eles:
- Carteira de trabalho;
- Ficha de Registro de Empregados;
- Contrato de Experiência;
- Declaração de dependentes;
- Registro de ponto;
- Ficha de salário família (quando aplicável);
Após o preenchimento de todos estes documentos, o novo colaborador deve conferir e assinar os documentos necessários, para efetivar sua contratação e poder então, iniciar no trabalho.
Para garantir um preenchimento correto e evitar diferença de informações, verifique sempre se o colaborador já possui número de PIS, e caso não possua, a empresa deve fazer esta solicitação.
Por fim, todo novo colaborador deve ser registrado no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Este registro é importante para o controle por parte do Ministério do Trabalho, e serve também para garantir os direitos trabalhistas.
Atualmente existem muitos programas que auxiliam em todos os processos e trabalhos da área de departamento pessoal, tornando estas funções muito mais simples e assertivas. A maioria das empresas também possui modelos pré- definidos de contratos de trabalho, e avaliações de experiência por exemplo, o que facilita no preenchimento destes documentos.
Toda essa parte de comunicação com outros órgãos, como o CAGED por exemplo, também podem ser feitas de forma automática através de sistemas.
Este artigo pertence ao Curso de Departamento Pessoal
Faça o Curso completo grátis!!