Roteiro de tempo da Entrevista
Ainda dentro desses parâmetros de tempo, é necessário que o entrevistador realize o particionamento do tempo para abranger da melhor forma todas as informações que se deseja obter. Dessa forma, a entrevista pode contemplar as seguintes porcentagens de tempo:
- Experiência profissional – 40%
O histórico profissional é o ponto que deve receber uma maior atenção no momento da entrevista, tendo em vista que essas informações podem ter alta relevância para a predição do comportamento do candidato.
Nesse sentido, o entrevistador deve observar o progresso do histórico profissional, buscando extrair o máximo de informações com perguntas analíticas para o candidato. Através da entrevista, é possível obter informações de suma importância do entrevistado, como conhecimentos, habilidades, aversões e fracassos.
- Histórico Educacional – 20%
A formação educacional é outro ponto que reflete bastante nas competências técnicas do profissional. Vale salientar que existem instituições de referência educacional, as quais preparam profissionais de forma completa.
Dessa forma, é importante selecionar candidatos que disponham de formação completa. Mas não se prenda a esse ponto no momento da entrevista! Observe o todo que envolve esse candidato. Ainda no histórico educacional, o entrevistador pode questionar sobre a vida social na escola, atividades extracurriculares e orientação vocacional.
- Histórico Familiar – 20%
Como dissemos anteriormente, a família também é um ponto de abordagem em uma entrevista de emprego e pode refletir bastante no comportamento do candidato. Isso porque o temperamento do núcleo familiar, status socioeconômico e experiências da infância e juventude constroem a mentalidade do entrevistado.
- Ajustamento social – 20%
Durante a entrevista, é importante conhecer a estabilidade econômica e posição social do candidato. Se for pertinente a vaga, pode ser abordado assuntos sociais, políticos e religiosos para ter um melhor direcionamento sobre o perfil do candidato. Mas não se esqueça: jamais julgue as preferências do candidato, esse não é o papel do entrevistador.
Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção
Faça o Curso completo grátis!!