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Rotinas Diárias de Um Assistente Social

Ser assistente social requer tempo, dedicação e paixão por ajudar os outros necessitados. Uma assistente social realiza uma variedade de deveres e sua vida nunca é maçante. Embora nem todos os dias e rotinas sejam exatamente iguais, as funções essenciais do trabalho não mudam. Conheça agora algumas das mais importantes:


Avaliações de Clientes

Uma das funções essenciais de uma assistente social é atender e avaliar os clientes para determinar quais serviços são necessários para ajudá-los. Geralmente isso é feito em um ambiente de escritório privado, mas há ocasiões em que os assistentes sociais têm que viajar para lugares como hospitais para se encontrar com um cliente em potencial. Dependendo dos serviços solicitados, o cliente em potencial pode ser obrigado a preencher formulários para determinar a elegibilidade.


Atualização de arquivos

Como em qualquer trabalho, a documentação adequada dos arquivos do cliente é essencial para o cumprimento das funções de um assistente social. É sua responsabilidade manter suas anotações da forma mais clara e precisa possível no caso de qualquer consulta entrar em questão.

Além disso, notas precisas sobre todas as consultas e visitas ajudam os assistentes sociais a determinar quando o cliente atingiu os objetivos de seu plano de tratamento e está pronto para ser dispensado do atendimento.


Visitas de monitoramento

Dependendo da área de trabalho social em que você está, pode ser essencial agendar visitas domiciliares para acompanhar o progresso de um cliente. Isso permite que uma assistente social visite a residência de um cliente e observe seu ambiente para ter certeza de que todas as áreas do plano de tratamento acordado estão sendo seguidas. Se falta uma área, sugestões são feitas e acompanhadas durante a próxima visita domiciliar.

Os assistentes sociais realizam visitas domiciliares e avaliações para ajudar uma família ou indivíduo a ter sucesso e estar seguro. Esses profissionais atendem principalmente populações compostas por bebês, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Dependendo da agência em que trabalha, você tem como objetivo melhorar os desfechos de nascimento de gestantes consideradas em risco, melhorar a dinâmica familiar, apoiar a saúde das pessoas em casa e prevenir abusos e negligências com visitas domiciliares e avaliações.

Os assistentes sociais que visitam casas devem estabelecer uma relação, uma relação de confiança, com os clientes e suas famílias. A relação de construção ajuda as famílias a vê-lo como menos uma ameaça ou uma pessoa que está lá para encontrar falhas e mais como um especialista que fornece apoio, advocacia e assistência.


Depoimento judicial

Às vezes, pode ser necessário relatar o progresso e as determinações iniciais ao tribunal. Isso é especialmente verdade durante a guarda infantil e situações de cuidado com idosos. O testemunho do tribunal mostra como é muito importante notificar adequadamente os arquivos de um cliente e acompanhar com visitas domiciliares regularmente. A vida de uma pessoa pode muito bem depender de suas descobertas.


Visitas Planejadas

O agendamento de visitas regularmente planejadas constrói confiança e uma rotina esperada. No entanto, manter seus compromissos e fazer visitas domiciliares a tempo é uma parte importante da construção de confiança com um cliente e a família.


Avaliações

As avaliações aumentam a compreensão de porque um cliente apresenta comportamento problemático e avalia os efeitos do comportamento. Após concluir uma avaliação, uma assistente social desenvolve intervenções para ajudar o cliente e a família. As avaliações incluem o Questionário idades e etapas, que tela crianças e crianças em risco de dificuldades sociais e emocionais. A avaliação de Observação e Medição Domiciliar do Meio Ambiente avalia a quantidade de estímulo e apoio que uma criança recebe.

As avaliações ajudam os assistentes sociais a desenvolver uma imagem abrangente da vida de seus clientes. Quando um gerente de caso se reúne pela primeira vez com um cliente, ele realizará uma avaliação para obter informações de fundo e obter informações psicossociais, como experiências de tratamento prévio do cliente, histórico familiar, histórico médico e psiquiátrico e rede de apoio social. O gerente de caso usa essas informações para avaliar quaisquer necessidades não atendidas e para obter informações sobre quais serviços o cliente está recebendo atualmente.


Gerenciamento de casos específicos

Os assistentes sociais prestam serviços de gerenciamento de casos durante uma visita domiciliar para ajudar o cliente a estabelecer metas, normalmente doentes crônicos mentais ou pessoas com deficiência de desenvolvimento. Eles trabalham em diversos ambientes, como hospitais, clínicas comunitárias de saúde mental e organizações de serviços sociais sem fins lucrativos. Esses objetivos podem envolver a participação de outros membros da família. Você documenta o que aconteceu durante as visitas domiciliares, comunicações com o cliente, tentativas de comunicação com o cliente e comunicações sobre o cliente com agências colaboradoras. Uma assistente social também deve documentar os resultados de avaliação de um cliente, o progresso em direção a metas estabelecidas, encaminhamentos feitos e serviços recomendados de forma oportuna e precisa.

Isso pode incluir conectar pacientes com serviços sociais necessários. Por exemplo, uma assistente social pode ajudar um paciente sem-teto a encontrar um abrigo ou programa de moradia. Os assistentes sociais estão frequentemente envolvidos no processo de planejamento de alta, bem como coordenando serviços de pós-atendimento, como atendimento domiciliar, consultas de acompanhamento ou encontrar um centro de reabilitação para o paciente, se necessário.


Fornecer referências

Os assistentes sociais fornecem encaminhamentos de famílias e clientes para serviços essenciais. Você os ajuda a alcançar serviços médicos e de saúde, emprego, creche, educação e preservação da família.


Coordenação assistencial

A coordenação dos serviços assistenciais é de responsabilidade primária de um gestor de casos. A coordenação assistencial ajuda a garantir que as necessidades de um paciente sejam atendidas e previne a fragmentação do cuidado, de acordo com a Comissão de Certificação do Gerente de Casos. Os deveres exatos que se enquadram na categoria de coordenação assistencial variam de acordo com a organização, mas geralmente envolvem o desenvolvimento de um plano organizacional que leve em conta todos os serviços que um paciente está recebendo ou precisa. O gerente do caso pode entrar em contato com profissionais externos, como assistentes sociais ou psicólogos, em nome do cliente para ajudar a atender a quaisquer necessidades não atendidas.


Advocacia

Os gerentes de casos defendem seus clientes, tomando as medidas necessárias para garantir que os pacientes incapazes de se defender não caiam entre as rachaduras. A advocacia é um dos elementos mais importantes. Envolve representar os melhores interesses dos clientes com agências de serviço social, instituições governamentais ou outras organizações que possam prestar assistência ou recursos necessários. Por exemplo, um trabalhador de casos de saúde mental pode defender em nome de um cliente gravemente doente mental para ajudar a providenciar cuidados psiquiátricos com um programa de tratamento diurno intensivo, ou pode ajudar o cliente a obter benefícios.

Assistentes sociais atuam como defensores em nome do paciente. Isso pode incluir tornar os desejos do paciente conhecidos pela família e equipe de tratamento, ou garantir que o paciente receba informações precisas sobre seu cuidado e tratamento. Os assistentes sociais estão particularmente envolvidos na assistência aos pacientes na criação de diretrizes avançadas, que oferecem instruções claras quanto aos desejos do paciente.


Responsabilidades Adicionais

Assistentes sociais podem executar responsabilidades adicionais, dependendo das necessidades específicas do cliente e do escopo da organização. Eles realizam tarefas administrativas, como compilar e manter arquivos de casos ou completar planos de tratamento. Em alguns casos, podem precisar transportar clientes para consultas ou reuniões com agências externas ou prestadores externos, como organizações de serviços sociais ou instalações médicas. Principalmente aqueles que trabalham com pessoas com doenças mentais ou deficiências de desenvolvimento, também podem estar envolvidos no ensino de habilidades sociais ou de vida diária, como compras de supermercado, limpeza ou medidas de autocuidado.


Indústria

Quase metade de todos os assistentes sociais são assistentes sociais de crianças, familiares e escolares, enquanto o restante trabalha em cuidados de saúde, saúde mental ou outras especialidades. Os principais empregadores incluem organizações de serviços individuais e familiares, governos estaduais e locais, serviços ambulatoriais de saúde e hospitais. A maioria dos assistentes sociais trabalha em tempo integral em ambientes de escritório dentro da organização que os emprega. Embora os salários variem amplamente, a maioria dos empregadores oferece benefícios integrais, o que é uma vantagem quando você está criando filhos e apoiando uma família.


As oportunidades de trabalho social estão crescendo mais rápido do que as oportunidades na maioria dos outros campos e devem aumentar 15% na próxima década. A geração baby boomer está envelhecendo, criando demanda por assistentes sociais de saúde, enquanto assistentes sociais familiares são necessários para ajudar a intervir em crise, educar os pais e garantir um ambiente de vida seguro para as crianças. Os assistentes sociais de saúde mental são demandados, com maior conscientização sobre doenças mentais e vícios, além de uma vontade de buscar ajuda dos profissionais.


Colaboração

A colaboração com os prestadores de cuidados de saúde é um dever fundamental para a assistente social médica. Isso é feito como parte de uma equipe de tratamento interdisciplinar, que inclui profissionais como enfermeiros, médicos, assistentes médicos e fisioterapeutas. A assistente social ajuda a facilitar a comunicação entre os membros da equipe e o paciente, bem como a família do paciente. Como diferentes prestadores têm diferentes pontos de vista, a comunicação pode ser um desafio, mas cabe à assistente social facilitar esse processo para que o paciente receba o melhor atendimento possível.


Apoio

Estar no hospital pode ser estressante. Por essa razão, os assistentes sociais prestam aconselhamento solidário aos pacientes e seus familiares. Os assistentes sociais podem ajudar pacientes que enfrentam o vício e a dor crônica, bem como aqueles que lidam com doenças terminais, morte, incapacidade e problemas de saúde social e mental. Os assistentes sociais podem oferecer aconselhamento individual e familiar ou aconselhamento em grupo para pacientes que lidam com problemas semelhantes. Os assistentes sociais são treinados para tratar questões comportamentais e de saúde mental, bem como aconselhamento e técnicas terapêuticas, permitindo que ofereçam serviços clínicos e de saúde mental quando necessário.


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