Área do Aluno


ou



SEGURANÇA ALIMENTAR

  • DTA - Doenças Transmitidas por Alimentos: as DTA´s são doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados, que ocorre quando micróbios ou bactérias prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento.


Os sintomas mais comuns de DTA´s são vômitos e diarreias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa sequelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes (ou com imunidade baixa), as consequências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte. A contaminação, que normalmente ocorre por parasitas, substâncias tóxicas e micróbios prejudiciais à saúde, entram em contato com o alimento durante a manipulação. A maioria das DTA´s está associada à contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais à saúde.


  • Contaminação por parasitas: ameba, giárdia e vermes podem estar presentes no solo, na água e no intestino dos homens e dos animais, podendo então contaminar os alimentos e causar doenças.

  • Contaminação por micróbios: se não forem tomados alguns cuidados, os micróbios que contaminam o alimento podem se multiplicar rapidamente e causar doenças.

Vale lembrar que medidas simples, como lavar as mãos, conservar os alimentos em temperaturas adequadas e o cozimento correto, evita ou controla a contaminação dos alimentos. Essas medidas simples fazem parte das boas práticas na cozinha.


  • O que são micróbios: são organismos vivos tão pequenos que só podem ser vistos em um microscópio. Também são conhecidos por microrganismos.

  • Condições em que se multiplicam os micróbios: eles se multiplicam nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura.Quando encontram condições ideais, os micróbios se multiplicam rapidamente. Como são prejudiciais à saúde, podem se multiplicar em temperaturas entre 5ºC a 60ºC (a chamada zona de perigo). Eles preferem temperaturas de verão ou do nosso corpo (em torno de 37ºC). A maioria dos alimentos contém umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios. Esses alimentos devem ser conservados em temperaturas adequadas e chamados de alimentos perecíveis. Os alimentos secos (não perecíveis), não possuem umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios, sendo conservados em temperatura ambiente.

  • Exemplos de alimentos perecíveis: carne, leite pasteurizado, iogurte, presunto e queijo.

  • Exemplos de alimentos não perecíveis: arroz, biscoito, farinha, sal, etc.

  • Cuidados a serem tomados com os ingredientes usados na cozinha:


  1. Não use e não compre produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito.

  2. Limpe as embalagens dos alimentos antes de abri-las.

  3. Os ingredientes que não forem utilizados totalmente devem ser armazenados em recipientes limpos e identificados com:

- nome do produto;

- data da retirada da embalagem original;

- prazo de validade após a abertura.


Por que fazer? A embalagem é uma importante proteção dos alimentos, portanto, produtos com embalagens defeituosas podem apresentar micróbios patogênicos, parasitas ou substâncias tóxicas. As embalagens podem contaminar os alimentos se não forem limpas antes de abertas.



Este artigo pertence ao Curso de Pizzaiolo

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados