TÉCNICAS DE ORATÓRIA
Oratória é, nada mais, nada menos, do que a arte de falar bem em público, aplicando técnicas que potencializam a forma com que a informação é transmitida. Em termos práticos, o que queremos dizer a você é que muitas vezes uma boa oratória não é apenas transmitir uma mensagem, mas torná-la algo original, memorável e emocionante para o público. Para tal desenvolvimento, é preciso que você tanto conheça as técnicas de oratória, como também esteja preparado para colocá-las em prática.
Isso porque muitas pessoas já têm percebido que para manter e ascender em uma posição profissional e pessoal de destaque no mundo de hoje, a oratória passou a ser um passo fundamental (e cada vez mais exigido) para o alcance desse sucesso. Afinal, o medo de falar em público já atrapalhou e continua prejudicando muita gente que, apesar de ter uma evidente capacidade técnica, custa em defender e apresentar as suas ideias, têm dificuldades em se posicionar em reuniões e driblar o nervosismo em uma entrevista de emprego. Ou seja, a falta da oratória é percebida justamente em ocasiões únicas que você tem de se mostrar ao público um profissional de excelência.
Vários estudiosos da comunicação dizem que a oratório nasceu muito tempo atrás, lá pelo século V a.C., e o curioso é que pouco dela mudou desde lá. Naquela época, na Sicília, ela surgiu para ajudar os advogados da época a conseguirem se preparar melhor para seus trabalhos. Na época, suas principais funções eram reaver propriedades e bens de quem os tenha contratado. Essas pessoas eram retiradas deles por tiranos e déspotas, o que fazia com o que o trabalho de convencimento fosse bem complicado. E isso resume bem a oratória, esse poder de tentar convencer o interlocutor. De ter argumentos e caminhos para qualquer possibilidade. Mas tudo isso conseguindo ser melhorado diante de prática e estudo. De acordo com essa oratória, ela se formava por uma estrutura:
O modo como o apresentador se apresentava
A postura com que fazia isso
O modo como preparava sua imagem para aquele momento
O poder que tinha para argumentar.
Quase 3.000 anos passaram e pouca coisa mudou. Ainda precisamos de todo o poder da oratória. Apenas adaptamos as técnicas para a realidade atual. Quando você consegue estar à vontade em todos esses detalhes da oratório tudo fica muito mais simples na hora de se apresentar em público. Principalmente, já que um discurso ou palestra não é muito mais que um modo de convencer seu público de algo, por mais que isso seja entregue embalado em um pacote de presente. É preciso passar um conteúdo, mas também é preciso fazer com que quem esteja na plateia tenha a vontade de seguir à risca aquilo que você está falando ou leve para casa tudo aquilo que você está falando.
Técnicas de oratória indispensáveis
1 – O poder da síntese
Se ancore na máxima de que “menos é mais” sempre. Não escreva discursos enormes e cheios de detalhes e reviravoltas, opte sempre por passar suas informações de modo claro e objetivo, ainda que seja muito mais rápido. Tamanho não importa, o que importa é que o público entenda aquilo perfeitamente.
2 – As pessoas querem algo novo
Então dê isso a elas. Seja uma estatística que pouca gente conhece, uma curiosidade ou algum momento da história ligada ao assunto. Faça com que o público vá embora sabendo não só mais que quando entraram, mas também coisas que só você “ensinou”.
3 – Vá para casa com seu público
Não literalmente, mas faça com que eles deixem a palestra e cheguem em casa ainda pensando em algo que você falou. Seja um conselho prático e algo que possa ser usado no dia-a-dia ou alguma coisa que todos possam aplicar em suas vidas. Seja prático e mude a vida de seu público ainda no caminho de casa.
4 – Emocione
E falando em entrar na vida do público, procure histórias emocionantes para contar para seu público. Crie uma conexão com seu público. Seja por meio de uma situação vexatória que você passou ou uma tristeza e frustração que te marcou. E se você não passou por nada disso, crie narrativas e se encaixe nelas, o que o público quer é a experiência daquilo, a oportunidade de se ligar a você por meio disso.
5 – Enfatize o que importa
Se você sabe que aquela frase é algo importante dentro de sua palestra, repita-a. Vale aumentar o tom, criar uma pausa antes de repetir ou até desacelerar, o importante é deixar bem claro para seu público que aquilo é importante e eles devem prestar atenção. Ao mesmo tempo, faz com que quem esteja se dispersando volte a prestar atenção. Existem formas de destacar o texto na fala e uma das principais, por exemplo, é baixar o tom de voz.
6 – Nunca leia a apresentação
Tenha sempre em mente que o Powerpoint está lá só para auxiliar o público, não você. Você tem que ter sua apresentação decorada.
7 – Responda
Nunca fuja de uma pergunta no meio de sua apresentação. Se tem alguém perguntando é porque tem alguém prestando atenção, então se ligar a seu público nesses momentos é imprescindível, é uma oportunidade sem igual.
8 – Repita a pergunta
E quando for surpreendido por uma pergunta, antes que qualquer coisa, repita-a. Tanto para todos na plateia escutarem, quanto para te dar tempo de pensar em uma resposta.
9 – Plano B
Sempre tenha planos alternativos. Seja para o Powerpoint, para algum vídeo, internet e até eletricidade. Esteja preparado para tudo que possa dar errado. Se precisar dar a palestra à luz de velas, você é obrigado a conseguir e ainda fazer aquilo ser inesquecível.
10 – Conquiste a atenção
Hoje em dia é impossível fazer com que todos se desconectem ou desliguem os celulares, então, você precisa se mostrar mais interessante que qualquer distração. E não se preocupe seguindo todas essas dicas. Ninguém irá nem olhar para o celular enquanto você estiver falando.
Este artigo pertence ao Curso de Oratória e Apresentação em Público
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