Área do Aluno


ou



Testes de Habilidades e Avaliações de Competências

Antigamente, um processo seletivo era baseado no envio/entrega de currículos de forma proativa. Em seguida, os responsáveis pela vaga avaliavam as informações contidas nos documentos e filtravam os candidatos de acordo com os dados dispostos. Entretanto, hoje em dia, o recrutamento de profissionais é algo mais complexo que apenas a entrega de um currículo profissional.

Você perceberá que, independente do tipo de área almejada para a sua recolocação profissional, os processos seletivos atuais serão sempre compostos por etapas de avaliação “prática”, onde os recrutadores têm como objetivo analisar suas habilidades e competências dentro do segmento da candidatura. 

Os testes de habilidades e competências são projetados para ajudar os empregadores a tomar decisões de contratação mais informadas e objetivas, com base em critérios específicos de avaliação. Eles podem ser fornecidos por empresas terceirizadas, através de sistemas online; por meio de provas escritas, para redigir um texto sobre diferentes questões; ou até mesmo por meio de recursos audiovisuais, solicitando a confecção de vídeos. 

Existem vários tipos de testes de habilidades e avaliação de competências, dentre eles podemos citar os mais comuns:

  • Testes de Conhecimento: Esses testes avaliam o conhecimento teórico e prático em uma área específica, visando a avaliação do profissional de forma generalizada. Eles são comuns em profissões técnicas e acadêmicas, como por exemplo: uma empresa pode aplicar um teste de conhecimento em análises clínicas para avaliar um candidato a um cargo de farmacêutico especializado ou responsável técnico de um laboratório de análises clínicas.
  • Testes de Habilidades Técnicas: Esses testes normalmente são aplicados com o objetivo de avaliar a proficiência em tarefas técnicas específicas necessárias para o cargo. Por exemplo, um teste de habilidades técnicas pode incluir a resolução de problemas voltados para o diagnóstico de doenças através da coleta de exames de sangue, para candidatos a farmacêutico clínico; pode questionar o candidato acerca dos procedimentos críticos relacionados a um processo de produção de cerveja, para candidatos que estejam concorrendo ao cargo de técnicos de produção de uma cervejaria e entre outros.
  • Avaliações de Língua e Comunicação: Esse é um dos testes padrões requeridos pela maioria das empresas, atualmente. Trata-se de um tipo de avaliação aplicada para a análise das habilidades de comunicação verbal e escrita de um determinado candidato. Comumente são aplicados através de plataformas online, por sistemas terceirizados. Ademais, cabe destacar que os testes de língua e comunicação podem avaliar a capacidade do candidato de se expressar claramente, redigir documentos ou comunicar-se eficazmente com colegas e clientes.

  • Testes de Personalidade: Como dito anteriormente, o processo de seleção de um indivíduo para a composição de cargos empregatícios, empresariais ou acadêmicos está diretamente atrelado a uma série de fatores determinados pelos responsáveis do recrutamento. Dentre os fatores listados, temos a personalidade e o perfil comportamental de cada indivíduo. Nesse sentido, hoje, a utilização de testes de personalidade são largamente aplicados durante as etapas de seleção de profissionais. Embora esses testes não avaliem habilidades técnicas, eles podem ser usados para entender as características comportamentais de um candidato, que são extremamente relevantes para determinar se o candidato se encaixa na cultura da empresa e possui traços de personalidade desejáveis para o cargo.


  • Testes Lógico-matemáticos: Os testes lógico-matemáticos são frequentemente usados nos processos seletivos de emprego para avaliar a capacidade dos candidatos de resolver problemas, aplicar conceitos de raciocínio lógico, matemática, pensamento abstrato, entre outros. Também podem ser utilizados como testes padrões para o recrutamento de profissionais, especialmente em cargos que exigem habilidades cognitivas específicas. Por se tratar de testes que envolvem conceitos possíveis de serem aprendidos e aplicados, é importante que você, enquanto candidato, esteja sempre se preparando adequadamente para a resolução desses desafios, revisando conceitos matemáticos relevantes e praticando a resolução de problemas lógicos.
  • Testes de Habilidades Práticas ou de Simulação: Esses testes avaliam a capacidade prática do candidato de realizar tarefas relevantes ao cargo. Por exemplo, um eletricista pode ser avaliado em sua capacidade de realizar conexões elétricas seguras. Ainda que não sejam tão frequentes, eles recriam situações de trabalho específicas para avaliar a capacidade do candidato de enfrentar desafios práticos relacionados ao cargo, para isso, os recrutadores podem solicitar a emissão de relatórios, a descrição das possíveis tratativas a serem tomadas frente ao desafio, ou, até mesmo, disponibilizar algum sistema de simulação online por fontes próprias ou terceirizadas.Para cargos que envolvem tomada de decisões complexas, os candidatos podem ser apresentados a estudos de caso ou cenários para avaliar sua capacidade de analisar, raciocinar e tomar decisões informadas, por exemplo, nos laboratórios virtuais. 
Plataformas de recrutamento inteligentes, como a Gupy, normalmente disponibilizam fontes terceirizadas para a aplicação de testes online. Os testes de personalidade como a Bateria Fatorial de Personalidade (BPF), por exemplo, podem ser aplicados virtualmente e gerar respostas instantâneas acerca do perfil comportamental de um determinado candidato. Além disso, esse mesmo teste pode ser aplicado em diferentes processos seletivos, otimizando o preenchimento e a candidatura do profissional. 

Por isso, é extremamente importante que todos esses testes sejam feitos com cautela, de preferência em ambientes controlados, sem pressa, pois, por se tratar de uma avaliação que estará avaliando suas habilidades, personalidade e proficiência, pequenos erros podem acarretar em problemas de compatibilidade no seu processo de candidatura. Assim, os testes de habilidades e competências são projetados para ajudar os empregadores a tomar decisões de contratação mais informadas e objetivas, com base em critérios específicos de avaliação. 

Além disso, destacamos ainda que, no meio acadêmico e empreendedor, tais avaliações não são tão comuns, mas também podem ser utilizadas. A exemplo, algumas instituições de ensino utilizam testes de habilidades e avaliação de competências para selecionar seus bolsistas. De igual forma, algumas empresas também já aplicaram estudos de casos para a seleção de startups e demais parceiros comerciais, com o objetivo de minimizar erros e efetivar parcerias comerciais mais eficientes. 

Agora que você já sabe como funcionam os testes de habilidades e avaliação de competências em candidaturas, chegou o momento de entendermos outro processo extremamente importante para a recolocação profissional: a autenticidade e a construção de uma marca pessoal de sucesso. Confira na próxima aula!


Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados