Área do Aluno


ou



Tratamento de Dores

Como foi dito no capítulo anterior, as dores são inerentes ao ser humano, em determinadas idades elas aparecem sem avisar e se nada for feito elas persistem e vão retirando de pouco em pouco a saúde do nosso corpo.

Sendo assim, este capítulo visa abordar alguns tipos comuns de dores, suas causas e quais tipos de tratamentos utilizando a massoterapia são indicados para cada uma delas. Este tópico não é restrito a automassagens e nem a dores de massoterapeutas, e sim massagens realizadas por um profissional para que a população como um todo seja beneficiada.

Imagem Interna

 
Tendinites: Causas e massoterapia

A tendinite é uma inflamação ou lesão no tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como se fosse uma corda. Essa condição provoca dor e inchaço na região, podendo afetar qualquer parte do corpo, porém, são mais frequentes as tendinites na região do ombro, do pulso, do joelho e do tornozelo.

A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo, chamada comumente pela suas iniciais “LER”. Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como os braços, no ato de escrever à mão e digitar.

A tendinite causa muita dor e desconforto, pois a inflamação geralmente se desenvolve pelo mau uso dos tendões, seja pela sobrecarga deles ou por esforços repetitivos. A dor é o principal sintoma, mas também podem ocorrer aumento de volume, calor, vermelhidão e dificuldade para realizar movimentos.

  • Massoterapia para tratamento de tendinite no ombro

Posicione o paciente de bruços e com as duas mãos faça um círculo e envolva a escápula e ombro trazendo posteriormente esse movimento para trás passando por todo o trapézio. Faça isso nos dois ombros.

Para alongar, posicione o braço na linha das escápulas. Feito isso, bloqueie com o seu antebraço e alongue o ombro da paciente puxando-o para si. Repita de 3 a 5 vezes

Imagem Interna

Massageie com o polegar a região da escápula e posteriormente fique de frente para a cabeça da cliente e utilize sua mão e novamente o seu antebraço, desta vez para empurrar a região dos ombros, assim como mostra a imagem abaixo:

Bursites: Causas e massoterapia

Bursite é a inflamação da bursa, que é uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

As principais causas que envolvem essa condição são o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações. Os sintomas mais aparentes e incômodos da Bursite são: dores intensas, rigidez em excesso das partes comprometidas e dificuldade em dar movimento às regiões afetadas.

  • Massoterapia para tratamento de bursite

-  Quick Massage: Em português essa técnica significa “massagem rápida” e nela a pessoa fica posicionada em cadeiras ou macas específicas para a prática enquanto recebe estímulos, movimentos e manobras concentrados na região dos membros superiores ou outras em que seja necessário o alívio e relaxamento de tensões musculares.

Sua conexão com o tratamento de bursite está no imediato alívio de dores musculares nas regiões acometidas pelo problema, além da praticidade e rapidez com a qual é executada. Seus movimentos são inspirados em técnicas orientais para proporcionar o relaxamento e dura em média 15 minutos.


-  Massagem de Liberação Miofascial: Essa é uma prática de relaxamento suave e que tem como foco a utilização das mãos como principal ferramenta de aplicação. O papel dela para amenizar os efeitos da bursite está nas técnicas de deslizamento, vibração, amassamento, pressão, pinçamento, alongamento e trabalho nas articulações que aplica em quem a recebe, trazendo ao paciente alívio e a amenização dos sintomas da bursite.

Fibromialgia: Causas e massoterapia

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica e reumatológica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Ela costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor. Dor muscular generalizada e sensibilidade são os sintomas mais comuns. também caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações.

A massagem relaxante para os pacientes com a Fibromialgia é muito benéfica, pois reduz a tensão muscular, diminui o estresse e a angústia, estimula hormônios do bem-estar e aciona o sistema parassimpática do sistema nervoso autônomo responsável por deixar a pessoa calma.

A estimulação cutânea feita através da massagem libera um hormônio que provoca a vasodilatação dos capilares. E quando a pele é massageada estimula mais particularmente o sistema parassimpático, facilitando a diminuição das tensões musculares.

Todos os resultados de estudos verificaram melhora da dor através das técnicas de massagem relaxante, com efeitos positivos ocasionando um bem estar psicológico, redução da dor, da ansiedade, depressão, melhora da qualidade do sono, redução da fadiga, melhora na qualidade de vida e das atividades de vida diária. 

O Shiatsu, método terapêutico originado no Japão abordado anteriormente, é indicado para essa condição.

Alguns dos benefícios proporcionados pelo tratamento com massoterapia são:

->  Aumento da circulação de sangue para os músculos, permitindo a reparação mais rápida dos músculos;
->  Maior flexibilidade;
->  Aumento da amplitude de movimento;
->  Diminuição do estresse e da depressão causadas pela doença;
->  Redução da dor;
->  Redução da dor;
-> Redução da rigidez;
-> Melhoria da qualidade do sono.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados