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Uso de histórias de sucesso para se destacar em entrevistas

Mais uma das formas de se destacar e alcançar o sucesso em um processo seletivo é através do compartilhamento de experiências. Através do uso de suas histórias, você pode promover as suas qualificações, demonstrar suas habilidades e os valores a serem fornecidos por sua atuação na empresa.

É importante destacar que, ainda que seja algo extremamente relevante para o seu processo seletivo, o compartilhamento de informações só deve ser realizado se o candidato encontra espaço para tal. Isso acontece, pois, por nervosismo, muitas pessoas acabam tentando vender a sua imagem a qualquer custo. Como consequência, ao invés de destacar suas qualidades e competências, você estará apenas reforçando o a sua instabilidade frente ao processo de seleção. 

Pensando nos desafios a serem enfrentados durante reuniões e entrevistas de recrutamento, separamos algumas dicas relevantes para que você possa realizar o uso de histórias de sucesso para se destacar em entrevistas. Confira:

Primeiro, você deve escolher uma experiência relevante. Ainda que você tenha apreço por suas experiências, é necessário que seja realizada uma filtragem nos exemplos a serem abordados durante a entrevista. Nesse sentido, escolha histórias que possam favorecer a visão do recrutador de forma positiva para a sua atuação na empresa. A experiência a ser compartilhada deve ser relevante para o cargo em questão, além de permitir a demonstração das suas conquistas e conhecimentos específicos para atender as necessidades da empresa. 

Além disso, a princípio apenas uma experiência deve ser levada à mesa. Caso os recrutadores abram espaço para mais histórias, você poderá expor um pouco mais acerca da sua expertise prática no assunto. Essa ressalva permitirá que promova uma imagem de segurança e resiliência. 

Outro ponto a ser destacado é que você precisa estabelecer uma forma eficiente de contar a sua experiência. Para isso, você pode utilizar algumas estratégias simples, como por exemplo, a estrutura STAR. Ela consiste em uma técnica utilizada para responder perguntas em meio a processos de entrevista, com objetivo de destacar os pontos mais relevantes de uma experiência. 

A estrutura STAR foi confeccionada a partir do acrônimo em inglês, que significa: Situação, Tarefa, Ação, Resultado (do inglês Situation, Task, Action, Result). Nesse sentido, cada elemento dessa estrutura se conecta aos outros para permitir que você consiga contar a sua história de forma eficiente.

Imagem Interna

Familiarizar-se com a estrutura STAR ajudará você a gerar confiança enquanto se prepara para entrevistas de emprego. Atualmente, muitos recrutadores fazem perguntas direcionadas aos candidatos com o objetivo de avaliar as suas aptidões ou a sua compatibilidade com os demais membros da equipe. A exemplo, podemos citar perguntas como “Fale sobre um momento em que você se sentiu realizado profissionalmente” ou “ dê um exemplo de situação em que você precisou pensar fora da caixa para superar um desafio na sua experiência anterior”. 

Para te auxiliar em seu processo de construção da narrativa, montamos um pequeno esquema visando a otimização da história para responder as perguntas direcionadas. O primeiro passo a ser tomado é levantar as situações profissionais recentes que possam servir como exemplos concretos para demonstrar por que você é o candidato ideal para a posição.

Em segunda instância, você deve construir breves descrições que te auxiliem no processo de retomada dessas lembranças. Esse processo será essencial para superar o nervosismo e ganhar mais estabilidade na hora de expor a sua experiência. Em seguida, certifique-se de que cada exemplo siga uma narrativa clara e coesa. Para isso, você pode tentar expor verbalmente a sua história, começando com a situação e a tarefa, explicando como isso levou à ação que você tomou e, finalmente, descrevendo os resultados obtidos.

Outro ponto a ser destacado no processo de compartilhamento de experiências é a honestidade. Caso você seja questionado sobre uma situação que nunca vivenciou em sua jornada profissional, não invente uma história para preencher uma lacuna. Para solucionar a pergunta, escolha abordar como você planeja lidar com essa situação, compartilhando possíveis estratégias e como elas favoreceram a superação de desafios, por exemplo. 

Agora que você já conhece algumas das principais técnicas de entrevista, compartilhamento de experiências, construção de imagem pessoal e resolução de testes de habilidades e competências, chegou o momento de abordarmos sobre o processo de gerenciamento de carreira para recolocação profissional. 

A próxima unidade tem como objetivo realizar orientações para a definição de objetivos, construção de planos estratégicos e dicas para superar as barreiras emocionais atreladas à transição e adaptação de carreira. 



Este artigo pertence ao Curso de Recolocação Profissional

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