Estamos vivendo na era digital

Estamos vivendo na era digital. A velocidade em que as informações correm pela internet, e a influência delas em nossas vidas tem crescido a cada dia. As novas gerações estão vivendo e compartilhando as experiências de suas vidas cada vez mais. Os chamados influenciadores digitais vivem desse mercado tecnológico, com criatividade e novidades que surpreendem.

E é claro, que toda essa importância da tecnologia também atingiria o mundo da moda. Antes, o que demorava meses ou até anos para atingir o outro lado do mundo, agora é tudo transmitido ao vivo e compartilhado em segundos em sites, blogs e revistas. As tendências recém lançadas na Semana de Moda de Paris, por exemplo, podem estar sendo vendidas minutos depois pela internet, e chegar em poucos dias em sua casa.

Entretanto, devemos nos questionar a que ponto toda essa influência da tecnologia na moda pode ser positiva. Os consumidores estão cada dia mais sendo bombardeados com informações constantes através de propagandas, anúncios, campanhas, etc., que tem mudado a sua forma o seu comportamento de consumo.

Dessa forma, a tecnologia tem influenciado para nos tornamos cada vez mais consumistas, necessitando adquirir sempre um produto mais novo, sem de fato necessitamos. Os influenciadores vivem de influência, e, portanto, precisam estar constantemente oferecendo produtos, estilos, tendências, para seus seguidores.

Se tratando das tendências, é ela que muitas vezes tem guiado o mundo da moda. O estilo pessoal e a originalidade de cada pessoa tem sido deixado de lado, para dar espaço a apenas a tendência do momento, com a valorização de marcas e não de produtos.

Esse fluxo intenso de “peças do momento”, torna a moda cada vez menos mágica e deixa o consumidor vulnerável e sem estilo. A qualidade dessas peças também é algo a ser comentado, pois, com o fluxo intenso de produtos, as marcas não investem mais na qualidade, já que produtos que se desgastam mais facilmente, são substituídos por novos mais facilmente.

Portanto, é preciso estar sempre atento e vigilante para não ser influenciado com facilidade. Um consultor de moda avalia o conjunto e não apenas algo pontual. A combinação de personalidade e estilo deve estar bem definida para não cair no modismo. As tendências sempre irão se sobressair rapidamente, mas também cairão no esquecimento rapidamente.

Diante de tanta influência e informações constantes, solidificar o estilo pessoal é a chave para navegar pelo mundo da moda, e utilizar das tendências a seu favor.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll