Área do Aluno


ou



ARROZ, FEIJÃO E O BÁSICO

  • Arroz: tipos e dicas de cozimento


Arroz (em inglês: rice e em francês: riz) é a semente das ervas Oryza sativa (arroz asiático) e Oryza glaberrima (arroz africano). Há vários tipos de arroz que são classificados por beneficiamento ou subgrupo (integral, parboilizado e polido ou branco), por classe ou formato do grão (grão longo, médio ou curto) e qualidade, expressa em números de 1 a 5. Alguns historiadores acreditam que o cultivo do arroz foi iniciado entre 7.000 a 5.000 anos AC, na Ásia, sendo que este grão é o principal alimento para cerca de metade da população mundial.


  • Arroz integral

Arroz integral (em inglês: brown rice e em francês: riz complet ou riz brun) é grão de arroz descascado, composto do endosperma, gérmen e farelo. Este arroz possui tempo de cozimento longo, mas retém todos os nutrientes e o sabor, por isso deve ser mantido sob refrigeração. Todos os tipos de arroz (classes e variedades) podem ser encontrados na versão integral, excepto o arroz selvagem. 


  • Arroz parboilizado

O arroz parboilizado (em inglês: parboiled rice e em francês: riz étuve ou riz précuit) passou por um processo de pré-cozimento que promove a gelatinização parcial ou total do amido, por isso o arroz parboilizado cozinha rapidamente e fica extremamente solto. Este processo pode ser realizado no arroz integral e no arroz polido, sendo que o arroz polido parboilizado retém alguns nutrientes.


  • Arroz polido ou arroz branco

Arroz polido ou arroz branco (em inglês: regular white rice e em francês: riz blanc) é composto somente do endosperma. Este arroz tem alta durabilidade e cozinha rapidamente, mas perde os nutrientes e o sabor durante o refinamento e polimento. Este arroz é extremamente versátil, sendo o arroz mais utilizado no mundo.


  • Arroz de grão longo

O arroz de grão longo é um dos tipos mais populares do mundo, possui um sabor sutil e uma forma alongada, com um comprimento de quatro a cinco vezes a largura. Devido à alta proporção de amilose, este arroz necessita muita água no processo de cozimento, por isso se torna firme e muito solto após o cozimento. Este tipo de arroz é perfeito para acompanhar preparações delicadas, molhos ricos e o feijão. Também, pode ser usado em sopas, bolinhos, recheios e pilafs – arroz preparado com especiarias, popular no Oriente Médio. 


  • Arroz agulha ou agulhinha

Arroz agulha ou agulhinha ou arroz branco comum (em inglês: regular long-grain rice e em francês: riz ordinaire à grains longs) é o tipo mais popular de arroz, fazendo parte do dia a dia brasileiro. Este arroz que é perfeito para acompanhar o feijão, cozinha rapidamente e fica extremamente fofo após o cozimento. 


  • Arroz Basmati

Arroz Basmati (em inglês: basmati rice e em francês: riz basmati) é um tipo de arroz aromático de grão longo cultivado em certas regiões da Índia e do Paquistão. O arroz aromático é um tipo de arroz que acumula uma alta concentração de um composto aromático, o 2-acetil-1-pirrolina, por isso este arroz é extremamente perfumado após o cozimento e levemente adocicado. Além disso, o arroz basmati indiano é envelhecido por no mínimo um ano, antes de ser embalado. O envelhecimento desidrata o arroz, fazendo com que este grão expanda-se bastante durante o cozimento.


  • Arroz Jasmine tailandês | Thai hom mali

Arroz Jasmine (em inglês: basmati rice e em francês: riz basmati) é um arroz aromático de grão longo que se diferencia dos demais, pelo seu baixo teor de amilose, ou seja, ele fica levemente pegajoso, após o cozimento. 


  • Arroz de Camarga vermelho| Riz de Camargue rouge

O arroz de Camarga vermelho (em inglês: Camargue red rice e em francês: riz de Camargue rouge) é um arroz integral de coloração vermelha com grão longo DOP – denominação de origem protegida, cultivado numa região alagada do sul da França. O farelo deste arroz é rico em antocianina, pigmento que varia do vermelho ao roxo. No Brasil, a empresa Tio João produz um arroz similar de grão médio.


  • Arroz de grão médio

O arroz de grão médio possui um sabor sutil e uma forma levemente alongada, com um comprimento de três vezes a largura. Contém menos amilose que o arroz de grão longo e requer menos água no processo de cozimento, desenvolvendo grãos tenros que se aderem uns aos outros. Este tipo de arroz absorve líquido, tornando-se cremoso, por isso é adequado para preparações que utilizem líquido no método de cozimento, como: risotos, arroz de polvo, paella, croquetes, arroz doce, etc.


  • Arroz arborio

Arroz arborio (em inglês: arborio rice e em francês: riz arborio) possui formato oval e a coloração branca leitosa. Este arroz é muito utilizado para a preparação de risotos, pois tem um alto teor de amilopectina, tornando o risoto extremamente cremoso. Arbóreo é o nome de uma cidade na região do Piemonte, Itália.


  • Arroz carnaroli 

Arroz carnaroli (em inglês: carnaroli rice e em francês: riz carnaroli) possui formato oval e a coloração branca leitosa. Este arroz tem um teor mais elevado de amilose, por isso não perde a sua forma e torna-se muito cremoso, após o cozimento. Cultivado no norte da Itália, o carnaroli é o arroz preferido dos italianos para preparação do risoto.


  • Arroz carolino

Arroz carolino (em inglês: carolino rice e em francês: riz carolino) possui formato alongado e a coloração branca leitosa. Este arroz tem um teor mais elevado de amilose, por isso não perde a sua forma e torna-se muito cremoso, após o cozimento. Cultivado em Portugal, é utilizado de receitas tradicionais portuguesas, como: arroz doce, arroz de polvo, pratos à base de tomate e peixe.


  • Arroz da terra | Arroz vermelho brasileiro

Arroz da terra ou arroz vermelho brasileiro é um tipo de arroz de formato oval e coloração avermelhada, pois seu farelo é rico em pigmentos de antocianina, pigmento que varia do vermelho ao roxo. Este arroz foi o primeiro arroz cultivado no Brasil, mas seu cultivo foi proibido em algumas regiões no século XVIII, sendo que alguns campos foram mantidos na Paraiba, região do Vale do Rio Piancó. Atualmente, alguns agricultores brasileiros estão investindo no cultivo desta variedade.


  • Arroz negro ou Arroz preto

Arroz preto (em inglês: black rice ou black forbidden rice e em francês: riz noire) é um arroz de origem chinesa, com formato oval e uma coloração preta que fica levemente arroxeada após o cozimento. Seu farelo é rico em pigmentos de antocianina, pigmento que varia do vermelho ao roxo. Este arroz é conhecido como o arroz proibido, pois era destinado somente ao imperador da China. É utilizado em sobremesas, bolos e pães, mas fica excelente em pratos com frutos do mar, como: risoto de frutos do mar.


  • Arroz de grão curto

O arroz de grão curto possui um sabor sutil e uma forma levemente arredondada, seu comprimento é pouco maior que a largura. Este arroz é rico em amilopectina, por isso desenvolve grãos úmidos e macios. Algumas variedades tornam-se pegajosas. Este tipo de arroz retém umidade, tornando-se macio em temperatura ambiente, por isso é adequado para paella, croquetes, sushis e doces.


  • Arroz bomba

Arroz bomba (em inglês: bomba rice e em francês: riz bomba ou riz de Valence) possui formato levemente alongado e a coloração branca leitosa. Este arroz tem um teor mais elevado de amilose, por isso não perde a sua forma e torna-se muito cremoso, após o cozimento. É um arroz caro, principalmente as versões DOP – denominação de origem protegida, produzido na região de Calasparra e Moratalla e utilizado de receitas tradicionais da região da Valência, como: paella 


  • Arroz para sushi

Arroz para sushi (em inglês: sushi rice e em francês: riz pour sushi) este arroz de grão curto é quase redondo e torna-se pegajoso após o cozimento. 


  • Arroz glutinoso

Arroz glutinoso (em inglês: glutinous rice ou sweet rice e em francês: riz glutineux ou riz sucré) é um arroz composto praticamente todo de amilopectina, por isso requer menos água para o cozimento e torna-se muito pegajoso. O arroz glutinoso não contém glúten e não tem sabor adocicado. O termo glutinoso vem do latim glutinosus, que significa pegajoso. Este arroz é muito utilizado na cozinha tailandesa, vietnamita e japonesa, principalmente em receitas doces.


  • Mini arroz brasileiro

O mini arroz brasileiro é um tipo de arroz de formato redondo, desenvolvido no Brasil com apoio de alguns chefs, como o Alex Atala. Pode ser utilizado como as demais variedades de grão curto, com exceção do arroz glutinoso.


  • Arroz selvagem

Arroz selvagem (em inglês: wild rice ou Canada rice e em francês: riz sauvage) são sementes de uma gramínea aquática nativa da América do Norte (Zizania). Possui formato alongado e grãos com coloração negra, textura firme e um sabor que lembra nozes.Este tipo de arroz é perfeito para compor saladas ou preparações com arroz branco e frutos secos.   


Dicas de cozimento


  • Arroz branco

Para cada xícara (chá) de arroz branco, use 2 xícaras (chá) de água e cozinhe por 20 minutos, sem mexer. Mexer no arroz faz com que o amido se desprenda, impedindo que ele fique bem soltinho.


  • Arroz parboilizado

Para cada xícara (chá) de arroz parboilizado, use 2 xícaras (chá) de água. No entanto, o tempo de cozimento é de 18 minutos + 5 minutos de descanso antes de consumir.


  • Arroz basmati

Primeiro,  coloque o arroz em uma tigela e cubra-o com água. Com ajuda de uma colher de pau, mexa bem por 1 minuto até que a água fique turva. Remova essa água e faça esse processo até que a água não saia mais esbranquiçada. Quando a água começar a sair limpa, cubra o arroz com água novamente e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, escorra o arroz, coloque-o na panela e coloque a água. Cozinhe por 15 minutos. Para cada xícara (chá) de arroz, use de 1/2 a 2 xícaras (chá) de água.


  • Arroz arbóreo

Seu tempo de preparo varia entre 14 e 17 minutos e não é preciso lavá-lo, pois isso pode alterar seu sabor e outras características.


  • Arroz integral

Para cada xícara (chá) de arroz integral, utilize 3 xícaras (chá) de água e cozinhe por 30 minutos.


  • Arroz preto

Ainda um pouco desconhecido, o arroz preto tem um sabor agradável e apresenta tantos benefícios para a saúde quanto o arroz integral. Mas ele demora ainda mais tempo para cozinhar do que o integral! Ainda que a proporção seja a mesma — 1 xícara (chá) de arroz para 3 xícaras (chá) de água —, ele precisa de aproximadamente 50 minutos de cozimento para ficar pronto. Vale a pena investir!


  • Arroz vermelho

Assim como o arroz preto, o arroz vermelho também está chegando de mansinho à mesa dos brasileiros. Para prepará-lo, basta seguir a mesma proporção do preto e do integral: 1 xícara (chá) de arroz para 3 xícaras (chá) de água. Já o tempo de cozimento é de 40 minutos.




Este artigo pertence ao Curso de Culinária Básica

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados