Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Bolos


Estrutura básica O bolo é um alimento feito de farinha, assado e doce. Os ingredientes mais comuns além da farinha de trigo são os ovos, fermento, leite, açúcar e manteiga.

Dezenas de tipos de bolos são feitos mudando apenas a quantidade de cada ingrediente. Conheça, portanto, a função de cada um deles.

Farinha de trigo: É o esqueleto do bolo. Quando aquecido o amido de sua composição coagula, dando firmeza e estrutura ao bolo. Além disso, o glúten é uma proteína presente no trigo, que aobater a massa, é criado uma rede de proteínas que dá elasticidade e aprisiona gás, promovendo um maior crescimento.

Ovo: Não é possível fazer um bolo sem ele. Sua proteína também coagula no calor, dando estrutura ao bolo, além disso, a clara aprisiona ar, dando maciez e volume. Um exemplo é utilizar claras em neve para fazer um bolo, assim ele fica bem mais fofinho. A gema também é responsável por dar cor ao bolo.

Açúcar: Não é usado apenas para adoçar. Juntamente com a manteiga ou margarina, ele retém ar, fazendo com que se expanda dentro do forno. Além disso o açúcar é higroscópico, ou seja, ele absorve água da atmosfera, sendo assim o bolo fica mais molhadinho e demora mais para ressecar.

Manteiga ou margarina: Junto com o açúcar retém o ar e água na massa. O uso de qualquer gordura no bolo (como o óleo de soja) deixa a massa mais fofa e untuosa.

Leite: Pode ser de vaca, de coco, ou qualquer outro líquido como suco de fruta e até água. A principal função é hidratar e amaciar a massa, deixando-a molhadinha e que derreta na boca. O leite é composto por algumas proteínas, que também dão estrutura ao bolo. O leite não agrega muito sabor a massa, entretanto sucos de fruta, como o suco de laranja, vão dar sabor característico ao bolo.

Fermento químico: Por fim, o fermento é responsável pelo crescimento da massa. Deve ser utilizado o fermento químico, pois ele é ativado na presença do calor e água, liberando assim o gás carbônico, que é quem provoca o crescimento pela expansão da massa.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.