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CONSIDERAÇÕES FINAIS
A previsão é a de que até 2020 o número de consumidores de destilados de luxo chegue a 400 milhões e a coquetelaria se prepara para a os coquetéis controvertidos, drinques emocionais e clientes com identidade mutável.
Claro, os clássicos e demais estilos mencionados neste curso continuarão nos menus e pedidos de convidados, mas é importante se atenar aos três temas mencionados acima.
A tendência ligada aos coquetéis controvertidos tem a ver com um comportamento mais progressista por parte dos bartenders e donos de bar que estão resgatando a própria criatividade ao invés de permanecerem presos a regras. Também, com a necessidade de ganhar tempo, os bartenders estão ignorando a premissa de que o cliente sempre tem razão. Ao invés de ceder aos pedidos e opiniões do público sobre o preparo de uma bebida, eles apenas dizem “não” educando o cliente ao explicar o motivo de não seguir suas recomendações.
Também nesse contexto de criatividade, os bares e restaurantes têm agregado teatro à experiência para impressionar os clientes. A decoração do ambiente e performance do bartender contribuem para essa tendência. As bebidas luminescentes e fluorescentes ganham espaço.
A criatividade também fica evidente no nome dos drinks e coquetéis. Muitos bares têm inserido nomes personalizados para bebidas antigas e já conhecidas. Já a tendência dos coquetéis emocionais estão ligadas ao movimento de conexões profundas com os momentos vivenciados pelas pessoas. Elas querem sentir e, por isso, dão valor a experiências ligadas ao emocional.
Bartenders estão fazendo conexões entre as cores do coquetel e algum sentimento. Por exemplo, o vermelho para estimular a confiança. Junto a isso, muitos bares estão apostando em fragrâncias que possam conectar aquele momento a memórias agradáveis e nostálgicas. O aroma de grama recém-cortada, por exemplo, evoca imagens da primavera.
Ainda nessa tendência, as bebidas podem contar histórias. Algumas apresentam as tradições chinesas, outras podem capturar o espírito de algum feriado. Tudo depende da forma como o bartender irá passar isso para seu cliente. A partir disso, o bartender pode desenvolver um momento de amizade durante determinada festa ou noite com seus clientes perguntando como está o fim de semana, falando sobre a história da bebida, entre outros assuntos curtos, mas que reforçam laços e bem-estar.
Sobre a tendência dos clientes com identidade mutável, os bares e bartenders precisam estar atentos ao fato de que, atualmente, já não existem "drinks para homens" e "drinks para mulheres".
Também, chama a atenção bartenders que possuem qualificações acentuadas, identidade mutável em ação, visão criativa e habilidade de impressionar. Afinal, devem estar preparados para apreciadores cada vez mais bem informados. Não é por acaso que há uma crescente exigência de bartenders com múltiplas qualificações.
Este curso teve como objetivo introduzir o interessado no mundo básico da coquetelaria. Para complementar o conhecimento, bem como ter acesso a preparos que levam outros tipos de bebida como tequila, conhaque, campari, entre outros, assim como coquetéis sem álcool, recomenda-se o estudo do curso de Coquetelaria II.
Bons preparos!